Uma força-tarefa está mobilizada pela Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil para reforçar o abastecimento de água em Barretos. A partir da publicação do Decreto Emergencial, realizada pela Prefeitura na sexta-feira, 20, o secretário Edson Costa se utilizou das prerrogativas a ele então conferidas para reunir esforços dentro do Comitê de Crises criado no início do mês.
A mobilização reforça a proposta estabelecida na criação do comitê, de ir além do combate às queimadas, a qual motivou a reunião inicial. “Essa iniciativa envolve tanto o setor público quanto o privado, utilizando diversos caminhões-pipa para abastecer os reservatórios do SAAE, visando amenizar a grave crise hídrica enfrentada na cidade, neste período tão prolongado de falta de chuva”, destaca o secretário.
A prioridade da força-tarefa está em atender hospitais, escolas, creches e residências com pessoas acamadas. Outros caminhões fazem o transporte de água bruta até a captação de água. A intenção é mobilizar ainda mais caminhões até o final desta semana, ampliando a capacidade de abastecimento das residências.
Além dos caminhões próprios do SAAE, da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade e dos Bombeiros Municipais, a ação coordenada pela Defesa Civil conta com caminhões das empresas Bombas Andrade, Tereos, Shalon e LS Caçambas. Conscientes de que um pode contribuir com o outro em momentos críticos, os municípios de Bebedouro, Monte Azul Paulista e Jaborandi também estão enviando caminhões-pipa para auxiliar nessa operação.