Sem dúvida, Marcia Elias é um dos grandes nomes da comunicação em Barretos. Ela é uma profissional multifacetada, de grande talento e que inspira por onde passa. Venha conosco conhecer um pouco mais dessa personalidade incrível
INTERLIGADO – Qual é a sua profissão?
MARCIA – Minha formação é em Comunicação Social e Psicologia Positiva e atuo com Mentorias, Treinamentos e Docência nas áreas de Comunicação, Marketing, Atendimento ao Cliente.
INTERLIGADO – É natural de onde? O que você acha de sua cidade?
MARCIA – Sou nascida e “criada” em Barretos. Amo tanto minha cidade que mesmo tendo a oportunidade de fixar residência em Ribeirão Preto e São Paulo (duas cidades em que morei), voltei para Barretos, há quase 30 anos e cá estou até hoje.
INTERLIGADO – Conte-nos um pouco sobre sua trajetória profissional?
MARCIA – Após me formar em Publicidade e Propaganda, em 1994, trabalhei na Cia e Cervejaria Brahma, em São Paulo, onde adquiri experiência na organização de feiras e eventos. Voltei para Barretos para atuar como Gerente de Marketing do nosso 1º shopping – o Shopping Center Barretos e só saí porque fui abrir a minha agência de publicidade, em 1997, a M&M Marketing e Eventos, que ficou no mercado por 5 anos. Nessa época (ainda na agência), iniciei a minha trajetória no Senac Barretos, a convite da jornalista Luciana Gomes, para substitui-la numa oficina sobre Comunicação e lá estou até hoje, atuando como Docente das áreas de Comunicação, Administração e Negócios.
Atuei também na área de Marketing de algumas empresas importantes da nossa cidade, realizei vários cerimoniais de casamentos, coordenei o Departamento de Atendimento ao Patrocinador de Os Independentes em 7 Festas do Peão de Barretos, junto ao maravilhoso Daniel Bampa, enfim, tive grandes oportunidades que me fizeram tornar a pessoa e profissional que sou hoje.
Apaixonada pela docência e por “gente”, busquei uma pós em Gestão de Pessoas e há pouco concluí a outra pós, em Psicologia Positiva.
Há 1 tenho um Mentor que me ensina “a criar mentorias” e me aperfeiçoar em Marketing e Empreendedorismo. Invisto alto, mas em busca da realização desse novo projeto, no qual já comecei a me posicionar e já atuo mentorando mulheres, gestoras de empresas e profissionais liberais que querem melhorar a sua imagem profissional (branding pessoal), liderar e se apresentar em público, com mais assertividade. Hoje já estou na minha terceira turma da Mentoria de Comunicação Positiva, além de atender algumas mentoradas, de forma individual.
INTERLIGADO – Acredita em signos? Qual é o seu
MARCIA – Acredito, só quando me convém (rsrs). Meu signo é sagitário e quem me conhece bem, fala que sou muito sagitariana.
INTERLIGADO – Pratica esportes? Qual?
MARCIA – Nunca consegui me adaptar a nenhum esporte, exceto ao Ballet clássico que iniciei com 6 anos de idade, mas parei há mais de 30 anos e há 6 fico na tentativa de voltar. Atualmente só pratico caminhada.
INTERLIGADO – Uma viagem inesquecível? E para a onde será a próxima?
MARCIA – Minhas viagens inesquecíveis são as do tempo de infância, que meu pai e minha mãe nos colocávamos no banco de trás do carro (eu e meus irmãos) e íamos para a cidade da minha mãe – Vitória da Conquista, Bahia. Meu pai demorava dois dias para chegar lá, então sempre dormíamos num hotel em Governador Valadares-MG que era um Castelo e era muito divertido. Sem contar que antes de pegarmos a rodovia, meus pais paravam no Supermercado Lavradores e compravaM muito chocolate e “besteiras” para nos distrair no caminho (só não me lembro em relação às idas ao banheiro kkkkk).
A próxima viagem será para Portugal, com meu filho Fernando. Iremos passar Natal e Reveillon com a minha irmã e cunhado, que estão residindo lá.
INTERLIGADO – Qual é sua lembrança mais marcante?
MARCIA – Quando fui realizar a doação de parte do meu fígado para a minha irmã, no Hospital AC Camargo, em São Paulo, no ano de 2006, quando, na noite anterior à cirurgia, ao se despedir de mim e dela, meu pai me abraçou e me disse: “Filha, tenho muito orgulho de você!”
INTERLIGADO – O que você acha das redes sociais? Utiliza com frequência?
MARCIA – Eu confesso que não ligava muito e até fiquei sem utilizar por anos, mas agora entendi que, principalmente o Instagram, na minha opinião, é a “vitrine da loja” de qualquer profissional que quer vender seus produtos e serviços, então estou adepta a essa rede social e pretendo melhorar o posicionamento da minha imagem nela, a cada dia.
INTERLIGADO – O que você assiste na televisão (aberta, fechada ou streaming)?
MARCIA – Quando assisto (que é muito raro), Séries no streaming e, na aberta, Jornal Nacional da Globo, Programa Bake Off e Esquadrão da Moda do SBT.
INTERLIGADO – Estilo musical preferido?
MARCIA – Depende do momento. Sou muito eclética, sou formada em piano clássico e gosto do estilo para me tranquilizar, amo MPB, vários louvores, rock nacional e internacional. Mas também admiro um bom samba e gosto das sertanejas “mais raízes”.
INTERLIGADO – Algum livro, filme ou série marcante?
MARCIA – Filme: Um sonho de liberdade; Livro: A coragem de ser imperfeito – Brené Brown
INTERLIGADO – Qual é a lembrança mais bonita que carrega consigo?
MARCIA – Quando os médicos do Hospital AC Camargo – São Paulo, me deram a notícia que eu era compatível e, sim, poderia doar parte do meu fígado, para salvar a vida da minha irmã.
INTERLIGADO – Referência de pessoa (do seu círculo familiar/social ou famosa) que tenha influenciado positivamente sua vida?
MARCIA – Rogério Durães – ainda garoto, seu primeiro emprego foi na minha agência de publicidade – M&M Marketing, depois foi diretor da TV Local, diretor de Marketing da Net Barretos e hoje atua como Diretor de Operações da Nic Net, que já tem quase 20 franquias espalhadas pelo Estado de São Paulo.
Além de “gigante” como profissional, Rogerinho é exemplo de cristão, filho, marido, pai, amigo, enfim é um espelho que quero levar comigo, por toda a minha vida.
INTERLIGADO – Quem merece ser lembrado por você nesta entrevista?
MARCIA – Todas as pessoas que me admiram, me elogiam, me engrandecem e, que, por muitas vezes, acreditaram em mim, mais que eu mesma (são muitas, prefiro não citar nomes para não esquecer de ninguém).
INTERLIGADO – Quem é importante em sua vida?
MARCIA – Minha família que hoje se resume ao meu filho Fernando, meus irmãos, cunhados e sobrinhos.
INTERLIGADO – E o coração, como está?
MARCIA – Batendo rsrs… Brincadeiras à parte, estou sossegada, sem pretensões amorosas no momento, muito focada no meu filho, no meu trabalho e estudos.
INTERLIGADO – Fora do trabalho, gosta de fazer o quê?
MARCIA – Gosto de ir ao cinema e outros passeios com meu filho, quando possível, em outras cidades também, amo viajar!
INTERLIGADO – Comidas e bebidas preferidas?
MARCIA – Eram todas da minha mãe (torta de camarão, bacalhoada, peixe ao molho de camarão, entre outras). Em relação às bebidas: água e coca zero.
INTERLIGADO – Não pode faltar no carrinho do supermercado?
MARCIA – Chocolates
INTERLIGADO – O que precisa ser mudado no mundo?
MARCIA – Desigualdade social
INTERLIGADO – O que falta para o Brasil melhorar?
MARCIA – Políticos honestos
INTERLIGADO – Qual é a importância da fé em sua vida?
MARCIA – Total. Deus sem mim, é Deus!! Eu sem Deus, não sou ninguém!
INTERLIGADO – Qual é sua maior motivação?
MARCIA – Meu filho, Fernando, de 11 anos, e o legado de amor, honestidade e caráter, que meus pais me deixaram.
INTERLIGADO – Já realizou todos os seus sonhos ou falta alguma coisa?
MARCIA – Faltam muitos! Mas estou no caminho para realizá-los.
INTERLIGADO – Marcia Elias por Marcia Elias?
MARCIA – Amiga, companheira, acessível e eterna aprendiz das lições que a vida nos traz!