I Semana de Psicologia do UNIFEB apresenta palestras com renomados profissionais da área

Entre os dias 27 e 30 de agosto o UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) promoveu a I Semana Cultural e Científica do Curso de Psicologia com importantes nomes do segmento que abordaram diferentes assuntos.

O evento foi aberto pela coordenadora do curso de Psicologia do UNIFEB, Profa. Dra. Debora Nogueira Tomas, com as presenças do Reitor, Prof. Dr. Angelo Davis, da diretora administrativa, Profa. Ma. Eliane Araújo, e da diretora acadêmica, Profa. Dra. Neide Lehfeld.

No dia 27 aconteceu a palestra “Neurobiologia dos Transtornos Mentais e sua relevância na Psicologia” ministrada pela Profa. Dra. Carolina Macêdo de Souza, psicóloga pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) do Rio de Janeiro. Ela é mestre em Clínica e Neurociências na área de psicologia experimental de aprendizagem do medo em modelos animais de ansiedade (transtorno de ansiedade generalizada – TAG) no Laboratório de Neurociências e Comportamento (LANEC) na PUC do Rio de Janeiro; doutora no Programa de Psicobiologia no Laboratório de Neurofisiologia da Dor e Comportamento (LaNeDoC) do Departamento de Psicologia da USP – Ribeirão Preto, onde investiga o tratamento com canabidiol em comportamento de dor crônica e a neuroplasticidade envolvida no processo psicológico básico da memória associada a ansiedade generalizada. Atualmente é pesquisadora de Desenvolvimento Tecnológico e Industrial – DTI -A no Laboratório de Neurobiologia do Estresse e da Depressão (LabNed) na USP – Ribeirão Preto, desenvolvendo projeto pré-clínico do uso de extrato de própolis verde no processo de neuroinflamação de comportamentos do tipo depressivo. A abertura do primeiro dia de palestras contou com a apresentação cultural do monólogo:  “A arte de Amar a si mesma”, interpretado por Karina Soares, pedagoga, atriz e fundadora do Teatro Emocional.

Já no dia 28 foi realizada a palestra “Atuação do Psicólogo no contexto hospitalar” pela psicóloga Esp. Jennifer Koller da Silva. Ela possui aperfeiçoamento em Psicologia da Saúde pela Famerp/Funfarme e também em Terapia Cognitivo Comportamental pelo IPECS. Atuou como psicóloga assistencial no Hospital do Amor de Barretos nas áreas de Neurocirurgia oncológica, Centro Infusional, Enfermaria clínica/cirúrgica e UTI da unidade adulto entre 2013 a 2022. Atualmente é coordenadora assistencial das equipes de Psicologia das unidades oncológicas adultos do Hospital de Amor de Barretos e psicóloga clínica sob a ótica da TCC em consultório particular. O segundo dia de palestras também contou com a apresentação cultural do número “Recaída” interpretado por David Casanova, ator, palhaço, arte educador e dramaturgo.

No dia 29 a palestra “Psicologia e virtualidade: perspectivas contemporâneas sobre os impactos na saúde mental”, ministrada pelo Prof. Dr. Daniel Massayuki Ikuma, fechou a programação. Ele é bacharel em psicologia pela UNESP, possui licenciaturas em Psicologia, Pedagogia e Ciências Sociais/Sociologia, é mestre e doutor em Psicologia pela USP, especialista em Psicologia Social pelo Conselho Federal de Psicologia e especialista em “Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva” pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro/IFTM. Realizou Aprimoramento em “Permanência Estudantil no Ensino Superior e os Marcadores Sociais da Diferença” pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), aperfeiçoamento em “Saúde Mental e Atenção Psicossocial de Adolescentes e Jovens” pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ-MS), aperfeiçoamento em “Bem-estar no contexto escolar” pelo Ministério da Educação e aperfeiçoamento em “Educação e Tecnologia”. É psicólogo no Instituto Federal de São Paulo e docente da Faculdade Barretos. Tem experiência nas áreas de Psicologia Social, Escolar, Institucional, Organizacional, Jurídica. Como encerramento das apresentações culturais o público pode apreciar o musical “Lembre-se de quem você é! (Rei Leão)”, interpretado pelo grupo de dança Aura, conduzido pela dançarina e coreógrafa, Larissa BVIE. E no dia 30 de agosto aconteceu uma confraternização para marcar o final do evento.

Para a coordenadora de Psicologia, Profa. Dra. Debora Nogueira Tomas, a I Semana Cultural e Científica do UNIFEB superou as expectativas e evidenciou ainda mais a dedicação dos alunos. “Tivemos a oportunidade de explorar uma ampla gama de temas relevantes e atuais no campo da Psicologia com palestras e debates inspiradores. Cada dia foi cuidadosamente planejado para oferecer aos nossos alunos uma experiência enriquecedora e diversificada e os palestrantes convidados trouxeram insights valiosos e atualizações sobre pesquisas recentes e práticas inovadoras”, finalizou.