A Vigilância Sanitária realizou duas fiscalizações em restaurantes, junto com a Polícia Militar, na tarde de sábado, dia 17. Em um dos estabelecimentos, foi feita orientação quanto ao armazenamento adequado dos produtos e sobre a necessidade do uso de vestuário e calçado fechado.
No Parque do Peão, foi feito o cadastro de 89 estabelecimentos de interesse à saúde e alimentação, entre eles as barracas. Durante as inspeções, foram averiguadas as condições de higiene e de limpeza dos locais, a validade e o manuseio dos produtos. Foi reforçado aos comerciantes e funcionários que quando o alimento perecível não for consumido de imediato deverá permanecer sob refrigeração. Também foi orientado que as sobras de qualquer tipo de alimento não poderão ser reutilizadas de um dia para o outro, devendo ser inutilizadas. Foi enfatizado que é expressamente proibido o reaproveitamento dos utensílios e recipientes descartáveis.
As ações buscaram garantir a segurança alimentar das pessoas, com verificação de boas práticas de manipulação de alimentos, conforme legislações. As ações da Vigilância Sanitária continuam durante toda a Festa do Peão.