Minerva Foods conquista ISO 14001 na unidade de Barretos

A Minerva Foods, líder em exportação de carne bovina na América do Sul e uma das maiores empresas na produção e comercialização de carne in natura e seus derivados na região, conquistou a certificação ISO 14001 na unidade de Barretos (SP). A Companhia também já possui esse reconhecimento internacional na planta de José Bonifácio (SP) desde 2022.

Essa certificação é composta por uma série de normas desenvolvidas pela International Organization for Standardization (ISO), que estabelece diretrizes sobre a área de gestão ambiental dentro das empresas visando diminuir o impacto no meio ambiente, além de atestar a responsabilidade e o desenvolvimento das atividades de uma organização, com o objetivo de minimizar os riscos ambientais e tornar a operação mais sustentável.

Para obter essa conquista, após a implementação do Sistema de Gestão Ambiental conforme preconiza a norma ISO 14001, que monitora os processos e identifica aspectos e impactos ambientais, a unidade de Barretos passou por uma auditoria que analisou os seguintes aspectos: cumprimento da legislação ambiental; diagnóstico atualizado dos aspectos e impactos ambientais de cada atividade; procedimentos padrões e planos de ação para eliminar ou diminuir os impactos sobre os aspectos ambientais; e pessoal devidamente treinado e qualificado.

“Esse momento é muito importante para a nossa Companhia, pois atesta para o mundo o nosso compromisso com a sustentabilidade e em seguir buscando alinhar a eficiência das nossas operações e do sistema de gestão ambiental com os mais rigorosos processos internacionais”, afirma o gerente executivo de Meio Ambiente Latam, José Barros.

A natureza da ISO 14.001 permite que ela seja aplicada a uma gama completa de setores, escopos e atividades de negócios. Ela fornece uma estrutura, por meio da qual uma organização pode entregar melhorias de desempenho ambiental em linha com seus compromissos de política ambiental. A certificação possui o período de vigência de três anos, mas a unidade passa por auditorias anuais para a manutenção do selo.