3° Simpósio de Educação Inclusiva reúne cerca de 850 pessoas

Com o tema “Construindo Saberes e Refletindo a Prática”, o 3° Simpósio de Educação Inclusiva reuniu cerca de 850 pessoas, entre profissionais da educação, familiares de alunos e instituições parceiras, na noite de segunda-feira, 24 de junho, para discutir e buscar novas perspectivas para ampliação e consolidação da prática da educação inclusiva.

“Fazer inclusão, construir uma educação inclusiva, é muito mais do que conhecimento. É entrega, é doação, é empatia. E a gente não faz isso sozinho. A todos vocês, entidades parceiras, profissionais que atuam nas entidades e nas nossas escolas, o nosso muito obrigado. Todo o crescimento, impacto e ação, por menor que sejam, serão grandiosas nas perspectivas daquela criança, daquele estudante que com certeza vai ter a sua vida transformada por cada um de nós”, disse a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos.

O simpósio contou com a participação da terapeuta ocupacional Taís Carrijo, com a palestra “Diagnóstico não é destino, mas sim uma direção para auxiliar no processo da autonomia e independência” e da pediatra Dra. Ana Carolina Laranjo Ribeiro Alves, com a palestra “Autismo: Experiências Compartilhadas – Uma jornada de mãe e médica”, além da exposição de trabalhos dos professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE), Braille e Libras.

“Refletir sobre inclusão é sempre necessário, pois por mais que tenhamos avançado bastante na nossa cidade, os desafios são constantes. Eventos como este servem para nortear nosso trabalho e nos mostrar que estamos no caminho certo”, comentou a coordenadora do Setor de Inclusão da Secretaria Municipal de Educação (SME), Kelly Amorim.

Compuseram a mesa de autoridades a ex-coordenadora pedagógica do Núcleo de Educação Inclusiva, Maria Alice Duarte; a supervisora geral do Ceforpe, Ana Carolina Spindola; a presidente da Abavin, Maria Augusta Lopes Vilarinho; a coordenadora pedagógica da APAE, Daniela Bedesco; a coordenadora pedagógica da AMA, Vânia Cristina Azoli; e o Pastor Érik Suleiman, que gentilmente cedeu o espaço para a realização do evento.