O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou mais 245 alunos da Rede Municipal de Ensino de Barretos na manhã desta terça-feira, 11 de junho, durante cerimônia realizada no auditório da Faculdade de Ciências da Saúde de Barretos Dr. Paulo Prata (Facisb).
“É um momento muito especial, porque a gente trabalha com a prevenção, que é fundamental. Infelizmente o mal do século são as drogas, então, quando você pode trabalhar este tema na infância e mostrar os males, você evita que esse jovem entre nesse processo, muitas vezes sem volta”, disse a Prefeita Paula Lemos.
Implantado no Estado de São Paulo na década de 90, o Proerd consiste num esforço cooperativo entre Polícia Militar, escola e família, que tem por objetivo capacitar jovens estudantes com informações e habilidades necessárias para viverem socialmente de maneira saudável, sem drogas e violência.
“Nós temos várias ocorrências em nosso cotidiano envolvendo drogas, mas a gente tenta fazer a base, a partir das crianças. Tirá-las deste mundo fazendo uma conscientização, um trabalho para que elas entendam que é uma coisa nociva não só para elas, mas para toda família”, destacou o comandante da 1ª Cia, Cap. PM Israel Pigossi.
Participaram da formatura alunos dos quintos anos das Escolas Municipais “Matilde Gitay de Mello”, “Profa. Ivone Diniz Junqueira”, “Luiz Castanho Filho” e “Luiza Parassu Borges”. O evento contou com apresentação artística, entrega de medalhas e sorteio de 20 bicicletas entre os estudantes.
Homenagem
A cerimônia também marcou a despedida do instrutor Cabo PM Marcos Mariano. À frente do programa desde 2018, o policial recebeu uma placa dos gestores da Secretaria Municipal de Educação, como forma de reconhecimento pelo trabalho realizado.
“É um momento muito especial, minha despedida do Proerd. Mais um ciclo que termina, e termina com 245 crianças formadas em condições para enfrentar a vida com responsabilidade e segurança. Isso é muito importante”, agradeceu.
Participaram da solenidade a Major PM Esther Santos; a Juíza Diretora do Fórum Dra. Fernanda Vazquez; o Promotor de Justiça Dr. Matheus Botelho Faim; a Secretária Municipal de Educação Jéssica Maria dos Santos; a Delegada de Defesa da Mulher Dra. Denise Paro; o representante do Conselho Tutelar Fábio Pereira da Silva; e o pai de aluno Sr. Carlos Alberto de Castro Silva, que representou todas as famílias presentes.