As obras de construção da unidade de captação da Estação de Tratamento de Água ETA Rio das Pedras, vistoriadas pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB), foram iniciadas na última sexta-feira (07). As atividades de fundação seguem em ritmo acelerado e devem ser concluídas até o final deste mês de junho, incluindo a instalação das estacas. Em seguida, começarão as escavações para a construção das lajes de concreto.
A maior parte da adutora que ligará a captação à ETA na Via das Comitivas foi concluída, faltando apenas pequenos trechos de interligação, e na conexão próxima à bomba que será construída.
A previsão é que todas as obras sejam finalizadas até fevereiro de 2025, prazo estipulado no contrato da empresa responsável pela execução. O objetivo é alcançar uma capacidade de captação de água do Córrego Rio das Pedras de aproximadamente 400 m³/hora durante a seca e 800 m³/hora na cheia.
“Estamos empenhados em concluir a fase de fundação dentro do cronograma previsto e iniciar as escavações para as lajes de concreto. Este projeto é fundamental para aumentar a capacidade de produção de água no município e garantir maior segurança em nossa cidade”, explica a Engenheira Civil Tayná Lucatti.
O Superintendente Marcelo Borges disse que a execução das obras de captação de água é um marco importante para o município. “Com a conclusão da adutora e a integração dos sistemas, teremos uma estrutura robusta para atender as necessidades da população. Essa obra confirma o compromisso da Prefeitura de Barretos, com o nosso acompanhamento, em melhorar as operações de abastecimento de água”.