Maio Laranja: Alunos da Rede Municipal de Ensino participam de formação sobre combate à exploração e abuso sexual infantil

A Campanha Maio Laranja, de combate à exploração e abuso sexual infantil, foi lançada pela Prefeitura nesta segunda-feira, 6 de maio, na Casa da Juventude, com a programação “Barretos Faz Bonito!”.

No primeiro dia da ação, alunos dos nonos anos da E.M. Prof. Giuseppe Carnímeo e da E.M. São Francisco participaram de uma capacitação sobre o tema. Na ocasião, os estudantes aprenderam sobre a história da Campanha Maio Laranja, a importância dessa data, o que é abuso e exploração sexual, como identificar o abusador, como se prevenir e os canais de denúncia existentes.

“O objetivo dessa formação é capacitar os alunos para que multipliquem o que aprenderam para suas escolas e famílias, tornando-se assim jovens protagonistas”, contou a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Minisa Nogueira Napolitano.

No próximo dia 13, segunda-feira, as formadoras irão até as escolas participantes para auxiliarem os alunos na multiplicação da formação que receberam para toda a escola.

Concurso de desenhos

Os alunos também participarão de um concurso de desenhos relacionados ao tema e concorrerão a prêmios. Depois da produção, os trabalhos ficarão expostos no North Shopping Barretos, onde a população poderá participar da votação entre os dias 14 e 16. No dia 17 de maio, serão divulgados os resultados e realizada a entrega das premiações.

Conscientização

Até o dia 17, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano realizará uma sequência de ações na cidade, voltadas para a conscientização de crianças, adolescentes, estudantes universitários, pessoas idosas e famílias assistidas nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM).

O lançamento da programação foi conduzido pela secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta, e os eventos contam com a participação do Conselho Tutelar, Delegacia da Mulher (DDM), Ministério Público, Defensoria Pública, North Shopping Barretos, Unifeb, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (COMDIM), Casa da Juventude, Instituto O Amor e das Secretarias de Cultura e da Educação.

Programação “Barretos Faz Bonito!”

Dia 13 – Apresentação dos alunos nas escolas

Local: E.M. São Francisco e E.M. Prof. Giuseppe Carnímeo

Dia 14 – Palestra “Prevenção contra o abuso e exploração de crianças”

Local: Anfiteatro da Unifeb

Público: Pessoas idosas do CCI e público em geral

Horário: 8h30

Dia 15 – “Mesa Redonda sobre a Rede de Proteção Social Especial contra abuso sexual e exploração Infantil”

Local: Núcleo Jurídico da Unifeb

Público: alunos do Curso de Psicologia e Pedagogia

Horário: 19h30

Dia 16 – Oficinas Multidisciplinares com a Defensoria Pública

Local: Casa da Mulher

Público: Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF)

8h30 e 14h – Público: CRAS I, II, III e IV e famílias do CRAM

Dia 17 – Encerramento e premiação do Concurso de desenhos

Local: Casa da Juventude

Horário: 8h

Aberto ao público em geral