Polícia Científica de Barretos inaugura nova sede

A nova sede da Polícia Científica foi inaugurada na tarde desta terça-feira, 16 de abril, em uma solenidade que contou com a presença de autoridades das polícias Civil e Militar e dos poderes Executivo e Legislativo.

O imóvel, localizado na Rua 26, n° 630, no Centro, passou por adequações para melhor atender a Equipe de Perícias Criminalísticas e tem sua locação custeada por meio de convênio firmado com a Prefeitura de Barretos. “Temos um grande compromisso com a polícia da nossa cidade, com a segurança e com a justiça. E a Polícia Científica é a concretização da justiça, porque eles fazem os laudos técnicos. É um prédio bem no centro da cidade, com espaço de laboratório para fazer os testes que têm que ser feitos”, comentou a Prefeita Paula Lemos.

O convênio com a Prefeitura também contempla a cessão de três servidores para serviços administrativos.

Dra. Carla de Souza Silva, Perito Criminal Chefe da Equipe, falou das novas instalações. “São salas mais apropriadas, distribuindo os computadores de trabalho, os equipamentos, a parte técnica, laboratórios. Isso traz um conforto físico, onde os profissionais da Perícia de Barretos vão poder trabalhar melhor”, disse.

Além de Barretos, a Equipe de Perícias Criminalísticas abrange as cidades de Altair, Cajobi, Colina, Colômbia, Embaúba, Guaíra, Guaraci, Jaborandi, Olímpia e Severínia, com atendimento de cerca de três mil casos por ano nas mais diversas áreas.

O Perito Criminal Diretor do Centro de Perícias do Instituto de Criminalística do Estado de São Paulo, Dr. Ricardo Lopes Ortega, parabenizou a Prefeitura pela parceria. “Sem dúvida alguma é uma sede que representa o anseio de justiça da sociedade da região. Então a Polícia Científica fica honrada de ter essa parceria tanto com a Prefeitura, quanto com a Polícia Civil e com os nossos colegas da Polícia Militar”, disse.

Homenagem

Durante a inauguração, a Sala de Redação de Laudos recebeu o nome do Perito Criminal Dr. Wilson Moriguchi, que exerceu suas funções na Equipe de Perícias de Barretos por 29 anos e faleceu em 2020, vítima de Covid-19. A esposa, Sueli, e filhos também estiveram presentes.

Também participaram da solenidade o Delegado Seccional de Polícia de Barretos, Dr. Antônio Mestre Junior; o Major PM Paulo Cesar Frugeri, o Capitão PM Israel Pigossi; e os vereadores Dr. Chafei e Nestor Leonel.