O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB) está implantando uma obra importante para o reaproveitamento de águas, evidenciando seu compromisso com práticas ambientalmente responsáveis. Esta iniciativa visa recuperar as águas utilizadas na lavagem dos filtros da estação de tratamento de água ETA Pereira, que é descartada, mas que retornará para o tratamento.
“Estamos adaptando nossa infraestrutura para não apenas cumprir com a legislação, mas também para otimizar o uso da água tratada. Este sistema de recuperação permite que a água, após a limpeza dos filtros, seja reintegrada ao processo de tratamento, minimizando o desperdício e aumentando a eficiência operacional”, explica a engenheira Tayná Lucatti, que acompanha a obra.
O projeto teve início em 2008, e passou por adaptações ao longo do tempo. Nesta gestão as obras avançaram significativamente com a construção de um tanque para coletar as águas de lavagem, permitindo seu posterior reuso no tratamento.
A implementação deste sistema de recuperação de águas de lavagem é um passo significativo para a autarquia, demonstrando a preocupação em utilizar práticas sustentáveis de gestão hídrica e o compromisso com o cumprimento das normas ambientais vigentes.
Marcelo Borges, superintendente do SAAEB, destaca a relevância da obra destacando que “este projeto não é apenas uma resposta a uma exigência regulatória”. “Esta obra é também uma manifestação do compromisso da Prefeitura de Barretos, por meio do SAAE, com a sustentabilidade e o cuidado com os recursos hídricos do município. Estamos orgulhosos de liderar este avanço, que reflete nossa dedicação à inovação e à proteção ambiental”, enfatiza.