Primeira fase do projeto de implantação de luminárias LED chega aos 1.000 pontos em duas semanas

A primeira fase do projeto de modernização do parque de iluminação pública da Estância Turística de Barretos alcançou, em apenas duas semanas, a substituição de 1.000 lâmpadas de vapor de sódio e vapor metálico por luminárias com tecnologia LED, que são mais eficientes e sustentáveis, propiciando economia de até 76% no consumo de energia elétrica. A iniciativa integra o projeto Cidade Inteligente e prevê a substituição dos 23.615 pontos de iluminação pública da rede municipal até o mês de agosto.

O engenheiro José Gimenes, gestor do Consórcio Barretos Inteligente, destacou que nesta etapa serão trocadas três mil lâmpadas nos bairros Distrito Industrial I, América, Jardim Ramos e Exposição, e que os resultados já são visíveis. “As luminárias LED propiciam uma iluminação mais eficiente, com mais luminosidade e uniformidade. Circulando pelas ruas já é possível notar mudanças nos hábitos noturnos, como pessoas conversando e crianças brincando, reflexo do fator segurança”, destacou.

O início do serviço foi acompanhado de perto pela Prefeita Paula Lemos, no dia 6 de março.

Gimenes reforçou ainda que todo o material reciclável que está sendo retirado será vendido pela concessionária e o valor integral será doado ao Fundo Social de Solidariedade.

Fase 2

A segunda fase do plano de modernização do parque de iluminação pública irá acontecer na área central e nos bairros Fortaleza e Baroni, a partir do mês de abril.

O projeto

Além da modernização, eficientização e do parque de iluminação pública, o projeto Cidade Inteligente contempla outras frentes que tornarão a cidade mais sustentável, bonita e segura.