A Prefeitura de Barretos implantou nesta semana a primeira horta comunitária em CRAS, atendendo a uma vontade das participantes do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Após receber instruções e com o auxílio de especialistas, as 32 mulheres do grupo a partir de 60 anos entraram em ação e plantaram as hortaliças.
Os engenheiros e estagiários da Secretaria Municipal de Agricultura, Meio Ambiente e Sustentabilidade entregaram mudas de alface, repolho e couve para o plantio. “Algumas participantes do grupo trouxeram de casa mudas de hortelã, manjericão, açafrão e capim-santo”, comenta Letícia Mayumi, coordenadora do CRAS 3, no Zequinha Amêndola.
Letícia destaca que os benefícios vão desde fortalecimento de vínculos, aquisição e troca de conhecimentos sobre o plantio e alimentação saudável e até geração de renda. “Felizes agora que é realidade, elas vão fazer uma escala para regar e cuidar da horta”, explica.
A engenheira agrônoma Dra. Marcela Yada conta que foi sua primeira vez palestrando para um grupo 60+. “Foi diferente também para mim. Muito bonito ver a experiência de vida que elas têm. Algumas, inclusive, já trabalharam com roça”, destaca.
Os grupos de convivência para pessoas idosas são desenvolvidos em CCIs e CRAS, vinculados à Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano. Pessoas com 60 anos ou mais interessadas em participar do serviço podem procurar as próprias unidades para saber mais ou telefonar para a Secretaria pelo (17) 3612.2650 ou, pessoalmente, na Rua 28, n. 450, entre Avenidas 35 e 37.