DIA DA MULHER: Maioria dos cargos de liderança no UNIFEB é ocupada por mulheres

No dia 8 de março é celebrado o Dia Internacional da Mulher, oficializado pela ONU (Organização das Nações Unidas) na década de 1970. Essa data simboliza a luta histórica das mulheres por condições equiparadas às dos homens. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial, mas, atualmente, simboliza a luta das mulheres não apenas contra a desigualdade salarial, mas também contra o machismo e a violência.

No UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) as mulheres têm seu protagonismo revelado nas inúmeras posições de liderança que ocupam. O Reitor do UNIFEB, Prof. Dr. Angelo Davis, destaca que na instituição mais de 60% dos cargos de gestão são de governança feminina. “É imprescindível que todas as empresas e instituições apoiem iniciativas que fomentem o acesso de mulheres a cargos de liderança, não apenas como um status profissional, mas com a igualdade salarial e respeito que merecem. Uma sociedade só avança e se consolida quando conseguimos diminuir as desigualdades. Temos como exemplo nossas duas diretorias, acadêmica e administrativa-financeira, que são lideradas por mulheres”, disse.

A diretora administrativa-financeira, Profa. Me. Eliane Araújo, ressalta que atualmente o mercado de trabalho tem progredido significativamente ao optar por selecionar candidatos com base em suas competências, ao invés de considerar o sexo como um fator determinante. Isso é especialmente importante, considerando que, em modelos arcaicos, o sexo já foi um critério de escolha. “Esse avanço é essencial, pois permite que, nós, mulheres, ocupemos diversos cargos que, no passado, eram predominantemente reservados aos homens, mesmo sendo detentoras de capacidades e responsabilidades para desempenhar essas funções. Nesse sentido, o UNIFEB se destaca como um exemplo inspirador de igualdade de gênero, pois adotou uma abordagem pioneira ao incluir mulheres em sua equipe e em cargos executivos”, lembrou.

Outro aspecto destacado pela diretora Eliane é sobre a igualdade salarial que hoje é assegurada por lei. “No UNIFEB isso nunca foi empecilho, porque voluntariamente a instituição sempre remunerou as mulheres de forma igualitária, porque acredita na paridade quanto à execução dos trabalhos. Essas posturas demonstram nosso compromisso com o desenvolvimento de competências e talentos, sem se prender a preconceitos relacionados à cor, raça, sexo ou estereótipos”, reforçou.

Eliane ainda enfatiza que o UNIFEB hoje é um modelo de protagonismo feminino no mercado de trabalho, destacando-se como um ambiente inclusivo e progressista onde o potencial das mulheres é valorizado e reconhecido em sua totalidade. “Para mim, é motivo de grande orgulho fazer parte desta instituição que promove a igualdade de oportunidades e o empoderamento feminino”, finalizou.

A diretoria acadêmica do UNIFEB é conduzida pela Profa. Dra. Neide Lehfeld e outras gerências e coordenações também são lideradas por mulheres de extrema competência e amplo conhecimento em suas áreas de atuação.