Cidade Inteligente: tem início a 1ª fase da modernização da iluminação pública com a troca de 3 mil lâmpadas por luminárias de LED

Já está em execução a primeira fase do projeto de modernização do parque de iluminação pública da Estância Turística de Barretos pelo Consórcio Barretos Inteligente, vencedor da licitação da Parceria Público-Privado (PPP) para a execução do Projeto Cidade Inteligente. Nesta etapa inicial estão previstas as substituições de três mil lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED nos bairros Distrito Industrial I, América, Jardim Ramos e Exposição.

Na tarde desta quarta-feira, 6 de março, a Prefeita Paula Lemos, acompanhada do chefe de Gabinete e secretário interino de Finanças, Fernando Soares; do Ouvidor Geral, Danilo Mendes; e do Controlador Geral, Paulo Scannavino, esteve na sede do Consórcio. “É um compromisso com a população de Barretos que a gente possa entregar a cidade iluminada, pois com a cidade mais iluminada temos menos violência. Quero agradecer muito ao Fernando, ao Paulinho e ao Danilo por estarem acompanhando de perto esse contrato tão importante para que a nossa cidade seja mais segura, mais agradável e mais feliz. Barretos vai fazer 170 anos e, se Deus quiser, em 25 de agosto vamos ter 100% da nossa cidade iluminada com LED”, disse a chefe do Executivo.

Em sua totalidade, o projeto prevê a substituição dos 23.615 pontos de iluminação pública da rede municipal, com previsão de que o serviço seja concluído até o mês de agosto. Todo o material reciclável das luminárias que estão sendo retirados será vendido pela concessionária e o valor integralmente revertido ao Fundo Social de Solidariedade.

Acionista do Consórcio Barretos Inteligente, Édson Neves, destacou a qualidade deste tipo de iluminação e a economia que ela gera. “É uma iluminação eficiente, todas com selo Inmetro e capacidade de 180 lumens/watt”, disse. “No próximo rodeio estaremos com a cidade 100% iluminada, com muito mais segurança e, se Deus quiser, com muito mais economia. Porque até agora já conseguimos economizar, pelo que foi instalado, 70% em termos de kW/h”, completou. O gestor do contrato, José Gimenes, também acompanhou a visita.

A segunda fase do plano de modernização do parque de iluminação pública deve beneficiar a região central de Barretos.

O projeto

Além da modernização, eficientização e do parque de iluminação pública, o projeto Cidade Inteligente contempla outras frentes que tornarão a cidade mais sustentável, bonita e segura. Somente nos dois primeiros anos, o consórcio irá investir R$ 40 milhões em Barretos. Aos cofres públicos, o deságio será de 32%, totalizando mais de R$ 100 milhões, considerando os 25 anos de vigência da concessão. Entre os investimentos estão:

• A troca de lâmpadas em 23.615 pontos de iluminação pública, substituindo as lâmpadas de vapor de sódio por luminárias de LED, mais econômicas e de melhor luminância.

• Infraestrutura de telecomunicações com 80 km (oitenta quilômetros) de fibra óptica, possibilitando internet de alta velocidade nos serviços públicos: escolas, unidades de saúde e demais repartições públicas.

• 40 pontos com câmeras de videomonitoramento, formando a Muralha Barretos, com 84 câmeras de segurança.

• 28 pontos de internet gratuita à população, promovendo a inclusão digital. Desde que foi iniciado, o projeto já levou pontos de Wi-Fi livre para espaços como a Praça Poeta Nidoval Reis – “Praça da Primavera”, para o Terminal de Integração “João Paulo Coimbra Queiroz”, para o Velório Municipal “Márcio Roberto Andrade – Betão do Cemitério”, para o Terminal Rodoviário “Ary Ribeiro de Mendonça”, para o Playground “Pedro Henrique de Souza”, na Região dos Lagos, e para a Praça do Conjunto Habitacional Nadir Kenan.

• Projeto especial de iluminação nos 34 pontos turísticos de Barretos, como forma de fomentar o título de Estância Turística.

• Implantação, operacionalização e manutenção de uma usina solar fotovoltaica com 5,52 MWp de potência nominal. Toda a energia produzida será distribuída entre os 115 prédios públicos municipais, diminuindo assim o valor a ser desembolsado com a tarifa de energia.