Centro Empresarial Municipal é inaugurado no North Shopping

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos inaugurou no sábado, 2 de março, o Centro Empresarial Municipal (CEM), no North Shopping Barretos. O espaço visa à promoção e o fortalecimento do ambiente empreendedor na cidade e conta com a parceria do Sebrae Aqui, Banco do Povo Paulista e North Shopping Barretos.

A prefeita Paula Lemos comemorou a inauguração do CEM e falou de outras iniciativas desta Administração voltadas ao desenvolvimento econômico da cidade, como a Lei de Liberdade Econômica e o Pró-Barretos. “Desde o início do nosso mandato, temos trabalhado com incentivos fiscais, como o Pró-Barretos, que tem só critérios objetivos. No CEM a gente vai estar mais próximo desses microempreendedores que geram renda, geram oportunidades, sustentam as suas famílias, eles vão poder ter esse acesso mais próximo da prefeitura. Nós também fizemos a lei da liberdade econômica onde 700 atividades, que tem baixo risco, não precisam mais de licenciamento, exatamente para abrir com facilidade. Queremos falar para as pessoas que Barretos está pronta para receber novas empresas, pronta para ampliar empresas, sempre com incentivo e comprometimento com a nossa população”, disse.

Ricardo Martins Marques, gerente geral do North Shopping Barretos, agradeceu pela parceria e desejou boas boas-vindas ao CEM. “Queria agradecer ao Thyago, à Paula, por terem trazido essa oportunidade a nós, para que nós pudéssemos estar juntos com vocês nessa empreitada, facilitar, desburocratizar a forma de trabalho, de abrir uma empresa. Então, sejam bem-vindos ao shopping, sejam bem-vindos ao nosso empreendimento e que possamos fazer grandes coisas nesse espaço”, disse.

A criação do CEM tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento econômico local e fortalecer laços valiosos com a comunidade e o setor privado, atendendo a todo tipo de empresas. “Essa sala vai auxiliar muito os empresários a buscarem suas soluções. Soluções para os seus problemas, para que eles possam ficar tranquilos, desenvolverem a sua empresa e consequentemente desenvolverem a cidade. Muito obrigado a todos, que essa sala seja um sucesso para Barretos”, comentou o Secretário Municipal de Indústria e Comércio, Thyago Abraão, que comandou a pasta do Desenvolvimento Econômico & Inovação, durante a concepção do CEM.

Dentre os serviços oferecidos no espaço, destacam-se a desburocratização da abertura e gestão de empresas, as orientações sobre benefícios fiscais e incentivos, os microcréditos disponíveis por meio do Banco do Povo e capacitação de microempresários com o suporte do Sebrae Aqui.

Rafael Matos do Carmo, gerente Sebrae Barretos, afirmou que a unificação de diversos serviços no CEM irá agilizar o processo de abertura de empresas. “Hoje muita gente reclama que para abrir empresa é muito demorado, é muito difícil, é muito burocrático. Agora aqui em Barretes não vai ser. A ideia é de unificar todos os serviços num espaço só, você consegue agilizar todas as liberações de outros departamentos. O Poupatempo está aqui do lado. Então a ideia é que esse processo seja o mais rápido possível. Hoje São Paulo já abre empresas em 48 horas e a gente está indo para o mesmo caminho em Barretos. E a outra finalidade é divulgar os programas que Barretos já tem através do governo municipal. Como a prefeita falou, o Pró-Barretos que hoje já oferece incentivos fiscais para vários segmentos de acordo com a vocação da cidade e os outros benefícios também de simplificação e de incentivo fiscal”, disse.

O CEM funcionará em frente ao Poupatempo, de segunda a sexta-feira, com atendimento ao público das 9h às 17h.