O Restaurante Bom Prato comemorou na terça-feira, dia 27, seis anos de instalação na Estância Turística de Barretos. A prefeita Paula Lemos esteve presente na comemoração e almoçou na unidade. Desde sua implantação em Barretos, o Bom Prato já serviu cerca de 2,4 milhões de almoços a 1 real e 450 mil cafés da manhã a 50 centavos.
A prefeita Paula lembrou que a unidade de Barretos tem o privilégio de contar com duas nutricionistas. “Elas e toda essa equipe cuidam muito bem da alimentação do povo da nossa cidade”, afirmou. Paula agradeceu o Governo do Estado pela parceria que promove segurança alimentar para 1.500 pessoas diariamente em Barretos. Ela lembrou que também participou das comemorações de cinco anos, em 2023, e destacou que a comida continua maravilhosa. “Deus abençoe muito este lugar. Que venham os doze, dezoito anos e por aí vai”, ressaltou a chefe do Executivo, lembrando que a Prefeitura contribui com cerca de R$ 380 mil reais ao ano para o custeio das refeições.
A partir de uma indicação do deputado Sebastião Santos, a unidade foi inaugurada pelo Governo do Estado em 2018 visando atender os frequentadores do Hospital de Amor, que representam cerca de 50% dos consumidores do restaurante, e a população que mora nos bairros próximos.
O coordenador do Bom Prato, Kleber Gomes, afirmou que o coração se enche de alegria ao ver a importância para as pessoas e comentou sobre acompanhantes de pacientes que viajam para Barretos apenas com o dinheiro da passagem contado. “Entregamos o alimento para pessoas que nos dizem: ‘se não fosse vocês, eu não conseguiria comer’”, lembrou, ressaltando que o restaurante fica lotado a semana toda. Na unidade, também são servidos 300 cafés da manhã a cada dia.
O cardápio especial que a prefeita e as cerca de outras mil pessoas que passaram pela unidade almoçaram nesta terça-feira foi arroz à primavera, feijão, frango assado, macarrão com brócolis e bacon, salada ametista (repolho, repolho roxo e maçã). Para completar a comemoração de aniversário, de sobremesa teve um bolinho de chocolate individual. As 500 marmitas enviadas para o Bom Prato Móvel continham o mesmo cardápio.
“A gente começa às seis da manhã em ponto e nos empenhamos bastante para chegar a esse resultado”, conta a auxiliar de cozinha Edsandra Rosa. Natural da Bahia e agora moradora de Barretos, ela trabalha na unidade há três anos e a animação com que atende é referência para os usuários do serviço. A equipe é composta por mais de 15 profissionais, entre os quais: coordenação, nutricionistas, cozinheiro e auxiliares de cozinha.
Bom Prato Móvel em Barretos
A prefeita Paula destacou também que foi durante sua gestão que o Governo do Estado disponibilizou para Barretos o Bom Prato Móvel. A ferramenta itinerante viabiliza que 500 das refeições produzidas no restaurante sejam distribuídas em regiões da cidade que estão mais distantes da unidade.
Em 5 de setembro de 2022, o caminhão do Bom Prato Móvel estacionou pela primeira vez para comercializar marmitas em um ponto de Barretos; na época, no Bairro Gonçalves. Posteriormente, foi contemplado outro ponto, na região dos bairros Boa Esperança e Santa Cecília. Nos últimos meses a comercialização é feita no Barretos II. Os próximos contemplados serão os moradores do Cristiano Carvalho, com o caminhão estacionado na Rua C 11 a partir do dia 4 de março.
População satisfeita
Moradora do Jardim Soares, Ana Maria Justino Bueno, 54, dona de casa conta que desde que o restaurante foi inaugurado ela e o marido almoçam no local, que é muito significativo para o casal; “Almoçamos aqui todos os dias. Economizou muito para dentro de casa. O cardápio é variado. Tem fruta, tudo e hoje é cardápio de festa”, enfatizou.
A diarista e boleira Emília da Silva, que mora no Barretos II, conta que desde que ficou sabendo sobre o restaurante passou a frequentar. “Venho várias vezes. É muito bom”, ressaltou. Emília foi mais uma das frequentadoras que reforçou os elogios à qualidade do alimento e à simpatia e gentileza com que os funcionários do local atendem. “A comida é boa todo dia, mas minha favorita é a feijoada, servida de quarta-feira”, observou.
“Se aqui fosse dez reais, eu também viria comer”, afirmou Marcílio Passero, de 80 anos. Militar reformado e representante de uma empresa de extintores, ele destacou que a cada dia se tem uma refeição diferente. “Aqui é excelente, com uma limpeza enorme. O tratamento é VIP”, afirmou. Marcílio agradeceu também à prefeita pelo incentivo que dá para a unidade e dedicou uma música para Paula. O ambiente do Bom Prato é climatizado e conta com mesa de som com música ambiente todos os dias.
Mineira da cidade de Patrocínio, a dona de casa Ana Alice Silva, de 58 anos, conta que tanto ela quanto os irmãos do marido dela comem na unidade quando vêm a Barretos para acompanhá-lo ao hospital. “Facilita bastante para a gente. É ótimo aqui”, afirmou.
“O feijão não tem igual. Nem na minha casa faz um feijão igual aqui. Então, tem que elogiar, né? Bom demais”, pontuou o vendedor José Roberto Teodoro Bordin, 59. Ele se desloca de São José do Rio Preto para Barretos duas vezes por semana para fazer entregas de produtos de laticínio e quando está na cidade almoça no Bom Prato. “É uma refeição fantástica”, enfatizou.
Vitória Saretta, secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, também prestigiou as comemorações de aniversário do Bom Prato. O restaurante fica localizado na Rua Antenor Duarte Vilela, n. 1400, nas proximidades do Hospital de Amor e atende de segunda a sexta-feira, exceto feriados. O café da manhã é fornecido a partir das 7h e o almoço começa às 10h30.