Mais de 30 mil preservativos foram entregues pelo Programa Municipal IST/HIV/AIDS durante o Carnaval

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira, dia 23, o balanço das ações realizadas pelo Programa Municipal IST/HIV/AIDS em cinco noites durante o Carnaval na Estância Turística de Barretos. Ao todo, a equipe, composta por mais de dez profissionais da Prefeitura, entregou 32.400 preservativos masculinos, 400 femininos e 4.200 sachês de gel lubrificante, que também contribui para a prevenção, podendo ser utilizado de forma combinada com o preservativo.

Cecília Marques dos Reis, coordenadora Programa Municipal IST/HIV/AIDS, destacou o impacto do trabalho. “Esta ação é tradicional na cidade e felizmente conseguimos desenvolver com sucesso em mais um ano. A equipe esteve no Rio das Pedras, no Bloquim e no “CarnaBarretos 2024”. Somos muito bem recebidos pelos foliões e organizadores de eventos e pudemos concluir mais essa distribuição de preservativos e conscientização”, afirmou.

A coordenadora destacou ainda o apoio dos cantores que se apresentavam no Rio das Pedras e mencionaram no microfone a presença da equipe realizando a entrega de preservativos e incentivaram os foliões a levarem em conta a prevenção na hora da relação sexual. “Nos últimos anos, passamos a concentrar uma boa parte da distribuição deixando os preservativos nos banheiros. É um local mais reservado, em que a pessoa um pouco mais tímida aproveita para pegar e já guardar esses preservativos com ela”, comentou Cecília, lembrando que o uso de preservativo previne a contaminação por HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além da gravidez não planejada.

Thaís Lucato Sorrente, de 26 anos, que cursa pós-graduação na Unesp de Jaboticabal, considerou a iniciativa muito importante. “Vi a equipe passando distribuindo e no banheiro sempre tinha preservativos à disposição. Também tinha perto dos bares e alguns cantores jogaram pelo palco”, afirmou. Além dos elogios, Thaís deixou uma sugestão. “Acredito que seria interessante também passar mensagens de conscientização e sobre a distribuição no telão, no intervalo das apresentações”, pontuou. A coordenação do programa municipal informou que conversará com a organização do evento sobre essa possibilidade para a próxima edição.

Leonardo Almeida, de 23 anos, que faz pós-graduação na Unesp em Presidente Prudente e também esteve em Barretos para o Bloquim foi outro que aprovou o trabalho da equipe da Saúde. “É sempre importante ter a consciência da prevenção, valer-se dos métodos disponíveis. Hoje felizmente, inclusive no SUS, temos também a PREP, contribuindo nesse sentido por meio de um medicamento diário. Enquanto esse trabalho de distribuição de camisinhas também continua sendo muito importante. Vi muitas pessoas pegando os preservativos durante o Bloquim”, ressaltou.

Testagens e medicamentos pré e pós-exposição

A equipe do Serviço de Assistência Especializada (SAE) Casa Rosa realiza atendimento à população ao longo de todo ano. De segunda a sexta-feia, é possível procurar a unidade para fazer testagens para HIV e outras ISTs, assim como para início e acompanhamento da medicação preventiva para HIV (PREP) e retirar preservativos. O PREP busca preparar o organismo para enfrentar um possível contato com o HIV e é oferecido para pessoas que têm relação sexual e não fazem uso regular de preservativo. O medicamento pode ser tomado diariamente ou, para determinados pacientes, na modalidade sob demanda, em torno dos dias em que terá uma relação sexual.

Em caso de relação de risco, sem preservativo ou em que este estourou, é possível tomar medicamentos da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) para diminuir a chance de contaminação. É preciso procurar a Casa Rosa ou iniciar a medicação em até 72h. “O quanto antes o paciente iniciar a medicação, maior a chance de se impedir a contaminação”, ressalta Cecília. Em Barretos, nos finais de semana e feriados, a medicação pós-exposição pode ser iniciada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) ou na Santa Casa.

O SAE Casa Rosa atende na Av. Jerônimo Alves Pereira, n. 490, no Jardim Universitário, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h. O telefone para contato é (17) 3612-2470.