A Prefeita da Estância Turística de Barretos, Paula Lemos, recebeu na manhã desta terça-feira, 20 de fevereiro, o troféu “Município Destaque na Alfabetização”. A entrega ocorreu durante o lançamento do programa Alfabetiza Juntos SP pelo governador Tarcísio de Freitas e o pelo secretário da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), Renato Feder, realizado na Sala São Paulo, na capital.
Com 142 docentes e 1.322 alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, Barretos atingiu 79% de alunos leitores iniciantes ou fluentes, ficando entre os 10 municípios mais bem avaliados e no 1° lugar entre as cidades de mesmo porte. De acordo com a Seduc-SP, “são consideradas leitoras fluentes as crianças que conseguem ler entre 45 e 60 palavras corretamente no decorrer de um minuto, entre 28 e 40 pseudopalavras (palavras inventadas ou sem significado) e atingem 97% de precisão na leitura de palavras existentes em um texto”.
A prefeita Paula comemorou o reconhecimento e destacou os investimentos da atual gestão na área educacional. “Isso é fruto de muito trabalho e quero agradecer a Deus que sempre me ilumina para podermos fazer as escolhas certas. Logo em 2021, no meio da pandemia, quando as crianças estavam tendo aulas em casa, a gente implantou o Programa de Reforço de Alfabetização, o material didático da FTD, que é um dos melhores materiais do mundo e que hoje a gente tem em toda a nossa rede para os 13 mil alunos a partir dos dois anos de idade, e a MindLab, que desenvolve a criança inclusive no aspecto emocional. Barretos se destacou muito na questão da leitura, pois a criança mais desenvolvida consegue ler melhor. Foram muitas melhorias”, salientou.
Para a secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, o momento simboliza o reconhecimento de uma trajetória coletiva de profundo compromisso e dedicação com a aprendizagem dos estudantes barretenses. “Parabéns a todos os profissionais da Educação e profunda gratidão à prefeita Paula Lemos por reconhecer a importância da educação em sua gestão. Que a cada dia sejamos ainda mais referência de qualidade e envolvimento que transforma vidas”, disse.
Paula também reforçou a criação de programas como o Pró-Cemei e o Pró-Alfabetização, complementando o Pró-Ideb que já existia, além de parcerias com o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social (LEPES) da Universidade de São Paulo (USP), reformas em Unidades Escolares e apoio dos profissionais da educação como fatores importantes para a premiação. “Tudo isso fez sentido porque toda a educação abraçou a causa, então deixo um abraço muito grande às professoras alfabetizadoras e a todos, desde o merendeiro, o inspetor de aluno, o ACD, o cuidador, pajens, motoristas, diretores, até o nosso pessoal do Ceforpe, que nunca deixou a peteca cair, buscando sempre manter a educação de excelência que a gente desejava”, agradeceu.
Alfabetiza Juntos SP
Destinado aos 645 municípios do estado, o Programa Alfabetiza Juntos SP terá ênfase na alfabetização das crianças até o 2º ano do Ensino Fundamental – incluindo Educação Infantil, e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, além de todo suporte e apoio aos alunos do 3° ao 5° ano. A meta é ter 90% de crianças leitoras até o fim da atual gestão, em 2026.
“Temos que trabalhar a base, e o Estado tem uma responsabilidade importante. Nós vamos trabalhar juntos com os municípios, a responsabilidade é nossa também. Precisamos estimular e incentivar, e o programa Alfabetiza Juntos SP está calcado nisso”, disse o governador Tarcísio.