A Secretaria Municipal de Saúde faz um alerta à população sobre o protocolo para a realização do exame para diagnóstico de dengue, que deve ser feito a partir do sexto dia de sintomas. A orientação é que procurem a Rede Municipal de Atendimento para que ocorra uma avaliação médica e recebam o encaminhamento para a testagem. “Quando o médico suspeita que o paciente está com dengue, ele segue o protocolo e marca o exame para a data a partir da qual o teste deve apresentar o resultado correto”, explica a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do Município, Manuela Theodoro Ribeiro.
Exames de dengue em quatro unidades no período da manhã
O exame para identificação da dengue pode ser colhido de segunda a sexta-feira no Postão (ARE I) e nas UBSs dos bairros América, Marília e Barretos II. O paciente com encaminhamento médico deve procurar uma dessas unidades entre 7 e 9h, considerando a data estipulada. “Como o teste só pode identificar o resultado positivo a partir do sexto dia, não adianta colher antes do prazo”, explica Manuela.
Graça Lemos, secretária municipal de Saúde, destaca que, ao seguir a instrução médica e procurar a unidade no devido momento para realizar o teste, o paciente pode passar, se necessário, por uma nova avaliação médica sobre como a doença está evoluindo nele. “Além de contribuir para que a Vigilância consiga mapear de forma precisa em que locais da cidade casos estão sendo confirmados”, ressalta.
Colaboração da população para salvar vidas
Desde o momento em que um caso suspeito é notificado, o Controle de Vetores de Barretos realiza nebulização e intensifica as varreduras em quintais nos imóveis dos quarteirões próximos. A confirmação de casos, a partir dos pacientes que seguem o encaminhamento e comparecem para realizar o exame, permite que a Vigilância Epidemiológica faça o mapeamento da dengue na cidade e adote medidas direcionadas em busca de diminuir a contaminação pela doença e evitar mortes.
Atendimento médico em todas as unidades
Ao iniciar sintomas, a população pode procurar a UBS mais próxima ou, se necessário, a UPA, onde o atendimento é 24h.
Todas as UBSs do município e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) prestam atendimento médico a pacientes com sintomas de dengue, chikungunya ou de doenças diversas.