Com o objetivo de oferecer mais conforto e levar mais qualidade aos alunos, professores e funcionários das Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino, a Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, está promovendo diversas obras de reforma e manutenção em Escolas Municipais (EMs) e Centros Municipais de Educação Infantil (Cemeis).
De acordo com a secretária de Educação, Jéssica Maria dos Santos, o investimento na infraestrutura das unidades é tão importante para a melhora dos índices educacionais quanto o investimento na área pedagógica. “Um dos grandes feitos desta gestão é a manutenção de obras já existentes na cidade e não só a construção de novos espaços. No campo educacional podemos destacar a revitalização de todos os nossos Cemepes e do Racibe Rezek, além das reformas em diversas Unidades Escolares. Acredito que o investimento na infraestrutura destes locais é tão importante para a qualidade do ensino ofertado quanto à aplicação de recursos na área pedagógica, pois um espaço adequado e confortável motiva os alunos, os docentes e as equipes de apoio”, disse.
Ela relembrou que nestes três anos, a atual Administração reformou e entregou à população os Cemeis “Profa. Cleuza Pereira Barreto”, “Monsenhor Archimedes Gai”, “Veridiana da Silva”, “José Sebastião Domingos” e “Tenente Affonso Câmara Filho”, além da construção da importante Escola Municipal Profa. Ivone Diniz Junqueira, no bairro Vida Nova, para o atendimento de estudantes do ensino fundamental.
Obras em andamento
Atualmente, uma das unidades que passa por reformas é a E.M. Rotary Club, no Marília. O local recebe melhorias de acessibilidade, muros e mudança na recepção para atendimento ao público, garantindo maior segurança para os profissionais e para as crianças.
A E.M. Profa. Marlene Carboni Pereira, no Jardim Nova Barretos, recebeu novo forro e pintura nas áreas comuns, salas de aulas, secretaria e diretoria. Os banheiros masculino e feminino e a cozinha também passaram por obras que ainda contará com mais uma etapa.
No Cemei Humberto Minaré, no Alto Sumaré, a reforma é realizada no refeitório da unidade. Já o Cemei Tenente Affonso Câmara Filho, no América, passa por adequações necessárias após a detecção de problemas na rede de esgoto em 2023.
A quadra esportiva da E.M Cristiano de Carvalho, que se encontrava interditada, também passará por reparos nos próximos dias para conclusão da demolição da cobertura e adequação do espaço para liberação de atividades no local.
A secretária ressalta que em nenhuma destas Unidades Escolares as obras que, por ventura, ainda estiverem em execução até o dia 7, quando se iniciam as aulas da Rede Municipal de Ensino, impedirão o retorno dos alunos. “Nas Escolas e Cemeis onde as obras terão continuidade, os alunos serão recepcionados normalmente no dia 7. O que ocorrerá é a reorganização dos espaços escolares para melhor recebe-los, não havendo nenhum prejuízo ao calendário escolar”, reforçou.
Vandalismo e impactos climáticos
Vítimas de vandalismo, o Cemei Ana Carvalho Castanho e o “Dorothovinho” precisaram passar por manutenção emergencial, pois as duas unidades tiveram a fiação elétrica furtada durante as férias escolares, todavia os reparos estão sendo feitos e o espaço sendo devidamente adequado para a recepção dos alunos no próximo dia 7.
Chuvas fortes e ventanias causaram impactos na E.M Giuseppe Carnímeo que também passará por uma manutenção na forração do pátio da unidade, todavia a escola reorganizará o espaço para o atendimento dos alunos durante a manutenção que ocorrerá nos próximos dias.
Aulas realocadas e transporte garantido
Na E.M. João Baroni, devido à grande extensão da obra, que contempla adequações na recepção, melhorias nas salas de aulas, sanitários e refeitório, as aulas continuarão realocadas na E.M. Profa. Marlene Carboni Pereira, com o transporte dos alunos garantido pelo Setor de Transporte Escolar da SME. “O João Baroni está com as obras bastante adiantadas, porém foi necessário fazer um novo planeamento, considerando as demandas de drenagem e esgoto que surgiram no decorrer do serviço. Por isso, os alunos não iniciam o ano letivo na escola, eles vão continuar realocados, até mesmo por uma questão de segurança. Após vários estudos e diálogos entre direção da escola, Secretaria de Educação e Secretaria de Obras, optamos por finalizar a obra integralmente, para depois autorizar o retorno das crianças à unidade”, explicou a secretária.
Além das escolas de ensino fundamental e Cemeis, o Projeto Cavalgando para o Futuro “Valter Mattos – Piola”, no bairro Christiano Carvalho, também está passando por melhorias e a previsão de conclusão é para a segunda quinzena de março, quando devem retornar as atividades no espaço.