Centro Dia do Idoso suspende atividades para higienização contra a Covid-19

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano realizou a higienização do Centro Dia Idoso (CDI) e suspendeu as atividades do local nestas segunda e terça-feiras, 29 e 30 de janeiro, depois que cinco pessoas idosas e um integrante da equipe tiveram resultados positivos para Covid-19. 

As 23 pessoas idosas atendidas no serviço de segunda a sexta-feira são acompanhadas diariamente por uma técnica de enfermagem que integra a equipe do CDI. Diante de dois relatos de sintomas gripais, logo no início da manhã, a equipe da unidade realizou testes para covid-19 nas 17 pessoas idosas e nos 13 integrantes da equipe que estavam na unidade. Desses, 25 testes tiveram resultado negativo, enquanto em um estagiário e quatro pessoas idosas o resultado foi positivo. Uma quinta pessoa idosa, que não havia ido ao CDI nesta segunda-feira também por ter apresentado sintomas gripais, foi levada por familiares a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e também teve teste positivo para a doença.

A partir disso, a gestão do CDI e de sua respectiva pasta fez contato com a Vigilância Epidemiológica do Município e todas as pessoas que tiveram resultado positivo foram direcionadas para serem acompanhadas pelas equipes das UBSs dos bairros em que residem. O motorista do serviço encaminhou os demais usuários, que testaram negativo, para suas residências.

O local passou por higienização e as atividades foram suspensos por dois dias, sendo retomadas na quarta-feira, dia 31. As pessoas que testaram positivo retomarão às atividades somente na próxima semana.