Barretos conclui ações do mês de enfrentamento ao vírus HIV, a Aids e outras ISTs

A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nesta sexta-feira, dia 29, o balanço da “Campanha Fique Sabendo”, realizada entre as ações do “Dezembro Vermelho – mês de luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Ao longo da campanha, foram realizados 1.664 testes em 416 pessoas. A campanha foi realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município entre os dias 1º e 7 e em ação externa em frente a Acib, aproveitando o movimento do comércio aberto em horário noturno, entre os dias 7 e 15 de dezembro. Do total de testes, 1.004 foram realizados na ação externa.

A coordenadora do Programa Municipal IST/HIV/AIDS, Cecília de Assis Marques dos Reis, destaca que a campanha cumpriu o objetivo de levar às pessoas informação atualizada sobre seu estado sorológico. Nas testagens, entre as mulheres, foram detectados um caso positivo para HIV, um para Hepatite C e 16 positivos para Sífilis. Entre os homens, houve sete testes positivos para Sífilis.

“O objetivo da campanha é justamente que as pessoas saibam se estão com alguma IST ou não, contribuindo para cortar a cadeia de transmissão. Nos casos de sífilis e Hepatite C detectados em teste rápido, o paciente recebe encaminhamento para realizar teste confirmatório na UBS”, explica Cecília. “A Sífilis pode ser tratada e curada. Ao tomar conhecimento de seu estado sorológico, o paciente com Hepatite C ou com HIV também passa a fazer o devido acompanhamento, que lhe permitirá conviver com essa infecção”, destaca.

Cecília lembra que os testes rápidos são gratuitos, sigilosos e realizados por profissionais graduados. “No fim de novembro, profissionais de todas as UBSs de Barretos participaram de um treinamento realizado pelo Grupo de Vigilância do Estado em parceria com as Prefeituras de Barretos e de outras cidades da região. As ações de intensificação deste mês estão terminando, mas a população pode procurar qualquer UBS ou o SAE – Casa Rosa ao longo do ano todo para realizar testagem”, destaca. 

A Casa Rosa está localizada na Av. Jeronimo Alves Pereira, n. 490 – Bairro Universitário, e realiza também acompanhamento de pacientes com ISTs, além de disponibilizar profilaxia pré-exposição (PREP) e profilaxia pós-exposição (PEP), a qual deve ser iniciada em até 72h após uma exposição de risco, sendo que o início pode ser realizado na UPA ou Santa Casa se ocorrer em finais de semana ou feriado.

Trabalho reconhecido

Em outubro deste ano, a Atenção Básica da Saúde de Barretos recebeu premiação estadual pelos resultados satisfatórios na mobilização contra a Sífilis Congênita, evitando que a infecção seja transmitida da mãe para o bebê. A 5ª edição do Prêmio Luiza Matida foi realizada durante a “8ª Semana Paulista de Mobilização Contra a Sífilis e Sífilis Congênita: Reduzir a desigualdade contribui para eliminar a sífilis congênita”. Na ocasião, também houve apresentação de trabalhos realizados na cidade. 

O prêmio concedido aos municípios que vêm impedindo a transmissão vertical da sífilis presta também homenagem a Luiza Matida, médica pediatra que dedicou grande parte de sua vida a elaboração e implantação de políticas públicas e estratégias para a Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis no Estado de São Paulo.