Cupons do Programa Criadouro Zero devem ser depositados nas urnas até o meio-dia de segunda-feira, dia 11

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos lembra aos moradores que o prazo para a entrega de cupons do programa “Criadouro Zero” nas urnas vai até o meio-dia de segunda-feira, dia 11. Após essa etapa, as urnas serão lacradas para o sorteio, que será realizado na Praça Francisco Barreto junto com as comemorações deste final de ano.

Até a última terça-feira, dia 5, os agentes de controle de vetores realizaram a entrega de 14.041 cupons, ao visitarem 80.589 imóveis desde 1º de setembro. A entrega do cupom é feita ao morador quando não são encontrados no imóvel criadouros para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. “Além de o agente não encontrar larvas do mosquito, o imóvel não deve ter condições para ele se reproduzir. Ou seja, todo recipiente que pode estar seco agora, mas em que pode parar água se chover deve ser colocado em local coberto ou virado de boca para baixo. A população precisa por essa ação em prática constantemente em sua residência”, ressalta a coordenadora do Controle de Vetores, Cristiane Parreira.

O Programa Criadouro Zero, lançado pela prefeita Paula Lemos neste ano, busca reforçar na população a consciência de manter suas residências sempre sem condições para o Aedes aegypti se reproduzir. Como incentivo, serão sorteados 50 prêmios de mil reais.

Agentes visitam imóveis em Alberto Moreira e Ibitu

Os agentes de controles de vetores ainda entregam cupons nesta sexta-feira, dia 8, durante as visitas que realizarem. Entre as localidades que recebem visita dos agentes nesse último dia de entrega de cupons estão os distritos de Alberto Moreira e Ibitu, na Zona Rural.

“As visitas da equipe são realizadas em ciclos. Então, mesmo o morador que tinha algum criadouro no imóvel na visita anterior, na nova visita tem a chance de ter se adequado e passar a participar da campanha. Foi assim e várias localidades em que os agentes foram mais uma vez e também funcionará desta maneira para os imóveis que foram visitados nesse último dia de entrega dos cupons”, ressaltou Cristiane.

A coordenadora destaca que mais de 3.800 cupons foram entregues nos últimos dias, demonstrando que mais moradores estão tomando consciência da responsabilidade que têm em impedir a proliferação da dengue e chikungunya. Cristiane lembra que o regulamento do Criadouro Zero prevê que haverá nova visita ao imóvel das pessoas sorteadas e esta será decisiva para o recebimento do prêmio.

Premiação

O Programa prevê que concorrerão aos sorteios os proprietários ou inquilinos de imóveis que, ao longo do respectivo ano (2023 e 2024), residam nos 10 setores com os melhores índices de combate à dengue, chikungunya e zika, conforme certificação atestada pela Secretaria Municipal de Saúde e de acordo com o critério “ZERO CRIADOURO”. Para o sorteio, a cidade está dividida em 25 setores, conforme especificado em decreto. Serão sorteados cinco prêmios em cada um dos 10 setores com os melhores índices. Nessas áreas, o morador que cumpre os critérios recebe um cupom do Agente de Controle de Vetores. Para participar do sorteio deste ano, o morador é instruído a depositar o cupom até às 12h de 11 de dezembro na urna, que está na Unidade Básica de Saúde (UBS).

Os 50 prêmios deste ano serão sorteados na Praça Francisco Barreto no mês de dezembro. O primeiro sorteio está agendado para o dia 18 de dezembro, às 18h. A Secretaria da Saúde entrará em contato com os sorteados e realizará uma vistoria no imóvel, sendo necessário que a constatação de ZERO CRIADOURO seja mantida. O morador então receberá o prêmio, conforme o regulamento.