A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio de parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e a Secretaria Municipal de Saúde, concluiu no sábado, 2, a primeira turma do Samuzinho. O treinamento foi desenvolvido pelo Núcleo de Educação em Urgência do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192 Barretos e capacitou 62 crianças que cursam o ensino fundamental na rede municipal de ensino.
A prefeita Paula Lemos destacou a dedicação do diretor do SAMU, Thalles Olivi; da coordenadora do NEU, Aline Almeida e de toda a equipe do serviço e lembrou o sonho que os Samuzeiros tinham de colocar em prática o Samuzinho, cientes de que estariam ajudando a salvar vidas. “Esses processos de conhecimento são muito importantes. Quero agradecer a cada um de vocês, às equipes do SAMU e da Educação e a cada mãe e pai que teve compromisso e foram responsáveis, levando seus filhos para as aulas aos sábados ao longo desses seis meses. Sou muito grata ao SAMU de Barretos, a esse projeto, a todos vocês”, afirmou a chefe do Executivo.
“O SAMU tem mais de 15 anos em nossa cidade e não são todas as cidades que contam com esse serviço. Barretos é uma cidade abençoada por ter o SAMU. É muito sério quando alguém pega um fato isolado e tenta deturpar a imagem de uma instituição séria. Por isso, considero muito importante enaltecer o trabalho desses profissionais”, destacou a prefeita Paula.
A chefe do Executivo lembrou, ainda, que no primeiro encontro que teve com a equipe do SAMU no início de sua gestão não recebeu pedido de aumento ou de benefício próprio por parte dos servidores. “Recebi logo na primeira reunião o pedido de um equipamento para poder salvar mais vidas”. Desde então, a gestão municipal buscou providenciar mais equipamentos para o SAMU. Enquanto isso, deu aval para que o serviço pudesse ampliar o NEU.
A enfermeira Aline ressaltou que ao longo dos últimos seis meses a equipe do SAMU se esforçou para transmitir informação de maneira facilitada para os pequenos. “Foi minha primeira experiência com crianças e foi um enorme prazer para toda a equipe do SAMU compartilhar com eles, que tiveram a oportunidade de interagir com os funcionários. Formamos hoje agentes mirins, que podem agora difundir a informação para amigos, pra família. Podemos até estar incentivando essas crianças a serem profissionais da saúde, para cuidar das pessoas”, destacou a coordenadora do NEU.
Educação Continuada
A educação continuada é uma das importantes funções do SAMU e a equipe do serviço a tem desenvolvido em diversas frentes na Estância Turística de Barretos. Além da primeira turma do Samuzinho, neste ano foi colocado em prática o treinamento para profissionais da Educação Infantil, em que mais de 300 profissionais receberam instruções de primeiros socorros.
Retomado no ano passado, foi realizado novamente neste ano o curso Amigos do SAMU. O treinamento aberto à população tem oito horas de duração e foi realizado no primeiro sábado de agosto, recebendo dezenas de pessoas de Barretos e de outras cidades. Deste modo, a população passa a contar com mais informação sobre como e quando acionar o SAMU e que primeiras medidas adotar. Os cursos do SAMU também têm a função de formar multiplicadores, com o intuito que os participantes compartilhem os conhecimentos que adquirem sobre urgência. As equipes do SAMU das outras cidades que compõem a regionalização também vêm recebendo capacitação junto ao NEU do SAMU Barretos para melhoria contínua do serviço.