A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), prorrogou a Campanha de Multivacinação, seguindo orientação do Governo do Estado para todas as cidades paulistas. Em Barretos, a campanha foi estendida até 1° de dezembro. Todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade aplicam vacinas de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. No Postão (ARE I), a vacinação é realizada de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h.
Na Campanha de Multivacinação são conferidas ‘carteirinhas de vacinação’ de pessoas de todas as idades e aplicadas vacinas contra poliomielite (paralisia infantil), varicela (catapora), meningite, febre amarela; a Tríplice Viral (contra sarampo, caxumba e rubéola), a Pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças invasivas causadas pelo hemófilo b), BGC (contra tuberculose) e contra HPV, conforme a faixa etária em que cada vacina é indicada.
Assim como em outras localidades do País, desde 2016 vem caindo em Barretos o número de pessoas que mantêm a carteira de vacinação em dia, sendo alarmante o número de crianças que estão desprotegidas da poliomielite (paralisia infantil), sarampo e meningite, entre outras. “É muito importante que mais de 6 mil doses de vacinas tenham sido aplicadas na cidade desde o início da campanha, mas ainda há muitas pessoas, especialmente, crianças e adolescentes com vacinas em atraso”, disse. “Por isso, é necessário que os pais levem seus filhos e filhas a uma UBS até 1° de dezembro para que o profissional de saúde confira o calendário vacinal. Assim como é importante o comparecimento dos adultos”, afirmou a chefe da Vigilância Epidemiologica, Manuela Theodoro Ribeiro.