Acontece nos dias 21 e 22 de novembro o 2º SIP (Simpósio de Inovação e Pesquisa) do UNIFEB (Centro Universitário da Fundação Educacional de Barretos) com o tema “Inteligência Artificial e Pesquisa Científica”. As inscrições foram prorrogadas até o próximo dia 15 e o evento será realizado no formato on-line, tanto as palestras como a apresentação de trabalhos, oportunizando a participação de pessoas de outras localidades e de palestrantes de fora do país.
De acordo com a coordenadora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Inovação do UNIFEB, Profa. Dra. Nathalia Garlich, a proposta do simpósio é promover a discussão de assuntos de interesse aplicados à pesquisa, à troca de conhecimentos pedagógicos no âmbito do ensino superior e ao desenvolvimento de tecnologias e inovação a fim de contribuir com o desenvolvimento do UNIFEB e região. “O evento é aberto à toda comunidade acadêmica do UNIFEB e ao público em geral. São discutidos assuntos aplicados à pesquisa visando contribuir para a divulgação do conhecimento produzido em nome do progresso e do desenvolvimento científico e tecnológico regional. A perspectiva do SIP é voltada para o ato da educação contribuindo com formas de ações educacionais mais tecnológicas, ativas, democráticas, holísticas, populares, etno-educativas, formais e não formais”, explicou.
As inscrições são realizadas exclusivamente no formato on-line pelo site www.unifeb.edu.br. Os interessados podem se inscrever na modalidade ouvinte (sem envio de resumo) e com submissão de resumos no evento (até dois resumos por autor principal).
Nathalia lembrou que no UNIFEB, a primeira edição no formato de Simpósio aconteceu em 2008 com a apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelos alunos de iniciação científica, bolsistas, voluntários do PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) e alunos de outras instituições de ensino superior. Já com a denominação de SIC (Simpósio de Iniciação Científica), o programa institucional aconteceu até 2021. “A partir de 2022, o evento passou a ser denominado SIP (Simpósio de Inovação e Pesquisa), resultado da fusão entre os eventos SIC e do Seminário de Metodologias e Práticas Educacionais Inovadoras (SEMPREINOVA), que tem como objetivo oportunizar o diálogo, registro e troca de conhecimentos pedagógicos no âmbito do ensino superior, por meio de experiências pedagógicas alternativas às aulas expositivas com utilização de tecnologias inovadoras”, disse
Ainda segundo a coordenadora, em cada edição é abordado um tema referente ao conhecimento científico e tecnológico a fim de provocar a reflexão sobre diversas práticas. “Nosso objetivo é estimular os alunos a gerarem pesquisas científicas e conhecimento pedagógico no ensino superior a fim de que eles possam imergir ainda mais no universo científico”, finalizou Nathalia.