Oficina on-line de escrita criativa com Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, encerra atividades do Programa Viagem Literária na Biblioteca Municipal

A oficina on-line “Crônica: a prima pobre que virou a prima rica da literatura brasileira” encerrou na terça-feira, 6 de novembro, as atividades do Programa Viagem Literária, do Sistema Estadual de Bibliotecas (SISEB), na Estância Turística de Barretos. O evento, realizado na Biblioteca Municipal Afonso d´Escragnolle Taunay, teve inscrições esgotadas e reuniu estudantes, leitores e escritores para ouvirem e praticarem a escrita das crônicas e suas possibilidades.

Para o secretário municipal de Cultura, Rogério Teodósio, a programação enriqueceu as atividades desenvolvidas na Biblioteca Municipal. “Pudemos aprender, crescer e a partir de agora, incentivar ainda mais o gosto pela leitura e escrita”, explicou.

Durante o encontro, Ademiro Alves de Sousa, o Sacolinha, apresentou o projeto “Literatura e Paisagismo”, que é mantido com parte da renda obtida com a venda dos seus livros, leu diversas crônicas e promoveu atividade prática da escrita, com fomento na provocação nos textos, característica desse estilo. “A provocação por muito tempo na literatura era colocada em fábula, como a moral da história. Antes era essa a provocação. Para escrever, primeiro a gente precisa ter coragem de transferir aquela mensagem que está na cabeça e colocar uma provocação, uma moral da história. A ideia é pegar aquela conversa de padaria, ponto de ônibus e colocar no texto. Temos conseguido transformar a crônica na prima rica da literatura. A gente lê, aprende e se enriquece”, disse.

Sacolinha é formado em letras, escritor, autor de romances, livros de contos e desenvolve projetos sociais utilizando suas crônicas.

Viagem literária em Barretos

O Programa Viagem Literária, do Sistema Estadual de Bibliotecas (SISEB), está em sua 15ª edição. Nas 70 cidades selecionadas, a programação de 2023 inclui três atividades gratuitas, que são desenvolvidas ao longo do ano e abertas a toda a população.

Em Barretos, a programação começou em agosto com apresentações da dupla de contadores de histórias Elton Pinheiro e Leandro Pedro, da produtora “Ih, Contei”. Já em outubro, a biblioteca recebeu a escritora Monique Malcher, com a Oficina “Monstruosidades e fraturas na infância” e bate-papo aberto ao público.