O Instituto de Compromisso com o Desenvolvimento Humano – ICDH, seguindo seu princípio de sempre apoiar ações que incentive a mudança de hábitos para qualidade de vida, por mais um ano está engajado no Outubro Rosa e, neste 2023, traz a campanha “Temos muitas razões”, que divulga a necessidade de as mulheres realizarem exames preventivos contra o câncer, como melhor forma de combate à doença.
Segundo dados oficiais do Ministério da Saúde, o câncer de mama é o tipo mais incidente na população feminina no Brasil. Em 2022, foi a causa de 77.014 internações em todos os municípios do Brasil, segundo dados do SIH/DATASUS. O número abrange unidades hospitalares públicas ou particulares conveniadas que são participantes do Sistema Único de Saúde (SUS).
A prevenção e a detecção precoce do câncer de mama são essenciais para o enfrentamento, a cura e o aumento da taxa de sobrevivência dos pacientes. De acordo com o INCA – Instituto Nacional do Câncer, quando diagnosticado em fase inicial, há mais chances de cura, proporcionando às mulheres uma vida saudável e longínqua. Os números mostram que 90,5% é a taxa de sobrevivência relativa a 5 anos.
Por isso, o ICDH tem buscado investir na divulgação da campanha “Temos muitas razões” para conscientizar o maior número de pessoas sobre a importância dos exames preventivos para a saúde da mulher, e a adoção de um estilo de vida mais saudável. Ao adotar este nome “Temos muitas razões” o objetivo é propor uma reflexão sobre as tantas razões que cada um tem para investir na prevenção.
Fundadora e diretora do ICDH, a empresária Denise Marconi explica que “nosso instituto tem muitas razões para criar essa campanha, pois a população precisa se conscientizar de que existem muitas razões para esse tema ser colocado em pauta todo ano, e não faltam motivos para procurar uma unidade de saúde e agendar os exames preventivos. A meta é propagar a hashtag #temosmuitasrazoes através de vídeos de histórias de pessoas que tiveram relação com o câncer de mama, homens e mulheres, ou mesmo pessoas que não tem uma história para contar em relação à doença, mas sabem da importância da prevenção”, pontua Marconi.
Para participar da campanha “Temos muitas razões” basta seguir o ICDH nas redes sociais – @institutoicdh e compartilhar as informações que são divulgadas nas páginas, além de contribuir conscientizando as pessoas ao redor.