Com a premissa de que devemos ser a mudança que desejamos ver no mundo, foi realizado o 19º Diálogo Interbacias de Educação Ambiental em Recursos Hídricos, nos dias 18 a 20 de outubro, na Estância Turística de São Pedro/SP.
O evento reuniu representantes dos 21 comitês de bacias hidrográficas do estado de São Paulo. O Comitê do Baixo Pardo/Grande (CBH-BPG) foi representado por oito membros das cidades de Barretos, Bebedouro, Colômbia e Morro Agudo, além de agentes da Secretaria Executiva.
O objetivo do Diálogo, que este ano comemorou 20 anos da primeira edição, discutiu formas de acelerar mudanças para solucionar a crise global da água e saneamento por meio de ações que façam as pessoas repensarem suas atitudes em relação ao uso e consumo de água em casa, na escola, na comunidade, enfim, nas suas vidas, assumindo o compromisso de mudanças nas ações de trato da água.
“Os Comitês precisam investir cada vez mais em Planos de Capacitação, Comunicação e Educação Ambiental para possibilitar que toda a sociedade possa, participar das decisões referentes ao consumo do recurso hídrico, e proporcionar a amplitude do diálogo para uma melhor gestão das nossas águas. E o Diálogo Interbacias proporciona essas reflexões, discussões, e nos inspira com experiências já realizadas em outras regiões do estado de São Paulo para que aqui, na nossa bacia que é formada por 13 municípios, possamos fortalecer as nossas atividades”, relata Cláudio Daher – Secretário Executivo do Comitê Baixo Pardo/Grande.
O CBH-BPG é composto por representantes do Poder Público (União, Estado e Municípios), pela Sociedade Civil Organizada e Usuários de Recursos Hídricos dos municípios de Altair, Barretos, Bebedouro, Colina, Colômbia, Guaíra, Guaraci, Icém, Jaborandi, Morro Agudo, Orlândia, Terra Roxa e Viradouro.