Projeto Tradição do Futuro leva milhares de pessoas ao Recinto Paulo de Lima Corrêa

Cerca de 3500 ( três mil e quinhentas) pessoas passaram pelo Recinto Paulo de Lima Corrêa durante os dois dias de eventos do #VemproRecinto Projeto Tradição do Futuro, realizado nos dias 12 de outubro, quinta- feira, feriado de Dia das Crianças, e dia 14 de  outubro, sábado com diversas atrações.

Na quinta-feira, dia 12, a programação foi voltada às crianças e famílias, com brinquedos infláveis, Tenda do Maurício de Souza, Brincadeiras, Caça aos Tesouros de Barretos, e programação Pet Cãopanheiro do SBT.

A pequena Helena Leão Martins é natural do Acre. Moradora em Barretos há cinco anos e aprovou a programação infantil e os títulos disponíveis na tenda Maurício de Souza. “ Eu adoro a Turma da Mônica. Eu peguei vários gibis e vou levar pra casa”. Márcio Leão, pai da Helena elogiou o trabalho de incentivo à leitura por meio dos títulos disponíveis “ A gente gosta de gibis e sempre tentamos passar pros nossos filhos não só os nossos gostos, mas a importância da leitura que é essencial. Achamos muito legal ter a distribuição de gibis porque incentiva a leitura”, explicou.

Lídia Helena Ikeda é veterinária e acompanhou o evento Pet do dia 12 “ O evento está muito legal. Eu adoro e eles adoram também” disse.

No sábado o #VemproRecinto trouxe as tradições e cultura caipira com Concurso, almoço e formação em queima do alho, Sapatira com sapateadoe  música caipira,  catira e a Violeira Gedeão da Viola que este ano elegeu 5 (cinco) duplas avaliadas pelos jurados Carlinhos Catireiro, Sales Gidrão  e o luthier Thiago Tavares, da Madeira Prima.

A noite foi encerrada com show de Lucas e Luan. A dupla fez um show emocionante e destacou a importância dos festivais no incentivo e manutenção da cultura caipira “ Fazer parte de um movimento cultural como esse é muito especial pra gente, nós que viemos de festivais. Esse projeto Tradição para o Futuro tem uma importância grandiosa pra história da música e da cultura brasileira. Estão todos de parabéns,” disse Luan

Lucas relembrou o início de carreira da dupla e a importância dos festivais para os músicos “ Nós viemos de festivais. A programação relembrou o nosso tempo de festivais. Ganhamos 50 festivais no nosso começo de carreira e podemos dizer que Barretos está de parabéns”, concluiu.

Rogério Teodósio, secretário municipal de cultura, diz que a programação alcançou os objetivos “ Buscamos proporcionar uma programação alegre e ao mesmo tempo incentivar a cultura e as tradições caipiras. Os resultados foram positivos e encerramos a programação com a certeza de dever cumprido”, destacou.

*Violeira Gedeão da Viola*

O sábado, 19 de outubro/ 2023 foi a data escolhida para eleger os cinco representantes da música caipira em Barretos com a Violeira Gedeão da Viola.

Foram eleitos:

1 – Monteiro e Marçal

2º Lugar – Adriano Reis e Cuiabá

3º Lugar – Doni e Léo Viola

4º Lugar – Florai e Jamair

5º Lugar – Victor e Gustavo

Fotos: 1: 1.o. Lugar Monteiro e Marçal

2: 2º Lugar – Adriano Reis e Cuiabá

3: 2º Lugar – Adriano Reis e Cuiabá

4: 4º Lugar – Florai e Jamair

5: 5º Lugar – Victor e Gustavo

6: Lídia Helena Ikeda

7: Helena Leão Martins e Marcio Leão