Prefeitura de Barretos e Educandário Sagrados Corações realizam 1º Fórum Comunitário

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Habitação, em parceria com o Educandário Sagrados Corações, realizou na noite da última quinta-feira, em um espaço cedido pela Fundação Lugar de Viver Feliz (LVF), o 1º Fórum Comunitário direcionado para os moradores do Conjunto Habitacional “Dr. Luis Spina”.

Estiveram presentes a Presidente do Fundo Social, Letícia Lemos, representando a Prefeita Paula Lemos, que está em viagem em busca de melhorias para nossa Barretos; a Secretária de Habitação e Interesse Social, Célia Rodrigues; o vereador Gabriel Uchida; representantes da LVF, Instituto O Amor, SENAC, Conselho Municipal de Habitação; e secretários da gestão municipal. Além disso, 56 moradores foram destacados como líderes referências dos blocos, juntamente com representantes da imprensa.

Pela primeira vez, um evento com este propósito foi realizado, envolvendo lideranças da comunidade e moradores dos 960 apartamentos das 7 torres do bairro. A palavra “pertencimento” foi bastante enfatizada, para que os moradores percebessem a importância de fazer valer sua presença e serem notados. Essa ação faz parte do projeto Atitude, realizado pelo Educandário Sagrados Corações de Barretos, em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação e Integração Social da Prefeitura da Estância Turística de Barretos. Segundo a representante do Educandário Sagrados Corações no projeto, Camila Cristina dos Santos, a importância dessas reuniões foi conhecer de perto os moradores do local.

“Nós, juntamente com os 14 agentes sociais do Projeto, visitamos todos os blocos e apartamentos, ouvindo atentamente as necessidades e aspirações de cada morador. Este é um processo de autoconhecimento que não apenas busca regularizar as condições de moradia, mas também promove um senso de comunidade”, afirmou.

Para a Secretária da Habitação, Célia Rodrigues, essa iniciativa de buscar a participação direta dos moradores deve trazer mudanças significativas para uma melhor dignidade de moradia. “O projeto Atitude surge como um farol de esperança. Ele vai resgatar o orgulho dos moradores do Conjunto Dr Luis Spina, e vai além da simples resolução das carências do local, potencializando os desejos e atitudes dos moradores”.

As moradoras Angélica Neves de Paula e Dilma Teodoro falaram em nome dos condôminos, ressaltando histórias de vida e acreditando nos resultados positivos do projeto Atitude. Os moradores presentes mostraram entusiasmo com o anúncio de serviços de zeladoria na primeira fase do projeto, que incluem limpeza e demolição das lixeiras que não estão sendo utilizadas, além da colocação de placas de identificação dos condomínios. Amanhã, sábado, 7 de outubro de 2023, tem início a primeira fase deste Mutirão de Zeladoria.

Gestora do projeto, a Presidente do Educandário Sagrados Corações, Irmã Maria Bernadete Meneghelo, em sua fala, citou o dia de São Francisco de Assis e lembrou a frase atribuída a Dom Quixote: “Sonho que se sonha sozinho é só um sonho, e quando se sonha juntos é o começo da realidade”, ressaltando a importância da união entre os moradores, o poder público e as entidades.

Letícia Lemos, em nome da Prefeita Paula Lemos, agradeceu a oportunidade e o convite para fazer parte do Fórum. “As palavras me marcam, e hoje aqui pude presenciar depoimentos lindos e inspiradores de moradoras fortes e guerreiras, que carregam em si amor, fé e força. Elas buscam fazer o melhor sempre para si e para sua comunidade. Sei que o Luis Spina é uma das áreas que a Paula se dedica demais em atender às necessidades, e, juntamente com o lindo Projeto Atitude, espero também contribuir para transformar esse local. Aqui recebo os sorrisos mais lindos e os abraços mais sinceros”, disse.