Na tarde de quinta-feira (06), 10 alunos monitores da Escola Municipal Ivone Diniz Junqueira, sob a orientação da professora Cristina Fernandes, tiveram uma experiência educativa enriquecedora ao visitarem a Estação de Tratamento de Água ETA Pereira e a Estação de Tratamento de Esgoto ETE 4.
Esta visita, que foi orientada pelo servidor Leonardo Caramori – Chefe de Seção de água, é parte integrante de um projeto da unidade escolar do bairro Vida Nova com foco em questões de saneamento básico biológico na zona rural, que culminará na Feira de Ciências Municipal.
“Um projeto sobre saneamento básico na zona rural quase ninguém pensa, é mais comum sobre a zona urbana. Pesquisei e encontrei um projeto da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), do pesquisador Wilson Tadeu, e nós trouxemos isso para a escola. Nós vamos apresentar uma maquete na feira de ciências que será daqui duas semanas no Centro de Eventos Paulo Prata, com a participação de todas as escolas apresentando um experimento diferente”, contou a professora Cristina.
As crianças tiveram a oportunidade de entender como o saneamento básico funciona na cidade, contrastando-o com as necessidades específicas da zona rural. E na opinião da professora Cristina todas as escolas deveriam proporcionar aos alunos essa oportunidade educativa.
As visitas à ETA Pereira e ETE 4 integram as atividades de educação ambiental do projeto “Super Conscientes”, e é chamada de Expedição Ambiental. O passeio educativo é uma oportunidade para os alunos ampliarem seus horizontes e adquirirem conhecimentos práticos sobre questões cruciais relacionadas ao saneamento básico.
Durante a visita à ETE 4, os estudantes tiveram a presença da personagem Hidrogirl que apresenta o programa ‘Super Conscientes’, toda segunda-feira, a partir das 18h30, na TV Câmara Barretos 31.3. A gravação da participação dos estudantes será transmitida na próxima segunda, dia 9.
“Parabenizamos o trabalho da professora e de seus alunos que não apenas enriquece nossas mentes, mas também fortalece a nossa comunidade, pois este trabalho educativo, por meio dessa visita, prepara essas crianças para serem adultos mais conscientes e para uma Barretos mais sustentável”, destaca o superintendente do SAAEB, Marcelo Borges.