Estância Turística de Barretos adota medidas de conservação de água em meio à onda de calor do “El Niño”

Reconhecendo a necessidade crítica de preservação dos recursos hídricos em resposta ao aumento das temperaturas atribuído ao fenômeno “El Niño”, que desencadeou uma intensa onda de calor, a prefeita, Paula Oliveira Lemos, tomou medidas decisivas para garantir o controle e a conservação da água em município da Estância Turística de Barretos nos próximos 30 dias.

Por meio do Decreto Municipal N.º 11.810, publicado na data de hoje, fica determinado, durante o período, ao poder público e população em geral as seguintes condições:

• É terminantemente proibido o desperdício de água sob jurisdição do município de Estância Turística de Barretos. Os moradores são instados a evitar quaisquer práticas de desperdício, incluindo lavagem de ruas, calçadas, veículos motorizados ou quaisquer espaços públicos ou garagens residenciais, utilizando água fornecida pelo SAAEB (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos).

• A violação do disposto no artigo 1º do decreto acarretará multa nos termos da legislação vigente.

• Os agentes fiscalizadores são: fiscais do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAEB), agentes de Fiscalização Postural do Município de Barretos, autoridades de Fiscalização Ambiental do Município de Barretos, agentes de Operações e Fiscalização do Município de Barretos e agentes de Segurança do Município de Barretos.

• A população pode denunciar ocorrências de desperdício de água ao Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barretos (SAAE) por meio do telefone (17) 3321-5300.

Para a prefeita Paula, as ações são motivadas por uma responsabilidade coletiva de salvaguardar o recurso inestimável da água durante este período desafiador de calor extremo. “Esperamos por meio desses esforços conscientes do governo com a colaboração dos moradores, que o município da Estância Turística de Barretos possa abrandar os efeitos adversos da onda de calor “El Niño”, garantindo ao mesmo tempo que as necessidades de água da população sejam atendidas”, ressaltou.