Formatura da primeira turma do Curso de Preparação para o Mundo do Trabalho é realizada na Casa da Juventude

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, proporcionou em parceria com o Senac a preparação de seis jovens para o Mundo de Trabalho. Eles se formaram nesta semana na primeira turma do plano de trabalho municipal ‘Força Jovem – Inclusão Produtiva’.

O curso desenvolvido pelo Senac, que atuou na parceria com a oferta do conteúdo e de recursos humanos, teve 160 horas de duração, com aulas três vezes por semana. A Prefeitura cuidou do processo de inscrição e disponibilizou o espaço para as aulas, administradas na Casa da Juventude ‘Carla Cristina do Carmo Souza’.

A secretária municipal de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, Vitória Saretta, ressaltou que em sua pasta cada vida transformada é motivo de celebração.

“É uma emoção e alegria muito grande, vermos esses adolescentes terminando um curso tão importante e agora estando em condições de se colocarem no mercado de trabalho e fazerem a diferença”, afirmou. Ela lembrou do empenho da administração municipal para proporcionar esse curso e condições para os alunos estarem nele, destacou que, com a prefeita Paula Lemos, estão em busca de ainda mais cursos para os jovens barretenses. “A Paula correu atrás e trouxe a primeira Casa da Juventude do Estado, vocês estão fazendo parte da primeira turma”, lembrou.

O coordenador da Casa da Juventude, Vitor Santiago, se pronunciou sob forte emoção, destacando a relevância do curso para mudar a vida dos jovens. Ele ressaltou que viu a transformação, inclusive, na vida de seu irmão Danilo, que está entre os formandos. Vitor falou sobre a permanência dos adolescentes em ambientes sem interação física, à frente de telas de computadores e celulares. “É uma juventude que está pedindo socorro em silêncio e quando é dada oportunidade, eles fazem muito bem feito e conseguem enxergar dentro deles o que eles precisam continuar buscando dentro desse mercado de trabalho”, afirmou.

A gerente do Senac Barretos, Maíra Latorre Lopez, relatou sua própria experiência quando estava na mesma fase que eles e vivia em Diadema, contando que foi em busca de todos os cursos oferecidos gratuitamente que surgiam e que poderiam contribuir para o crescimento profissional. “Não é fácil, tem a questão de logística, do tempo, mas vocês perseveraram e estão aqui hoje. Parabéns”, afirmou.

Emocionada, Márcia Elias, docente do Senac na área de Gestão e Comunicação, ressaltou sua paixão pelos cursos preparatórios. “O Senac me transforma como pessoa, como profissional a cada dia”, destacou, mencionando a possibilidade que tem de no dia a dia trabalhar com diferentes públicos.

Geraldo Oliveira, professor de teatro do Senac, destacou a dedicação e criatividade dos participantes e a relevância das parcerias entre a Prefeitura e o Senac. Ele expressou seu sentimento ao relacionar o espaço estruturado e dedicado à formação de jovens com a pessoa que deu nome à Casa da Juventude. “Fiquei extremamente emocionado que essa casa leva o nome da Carla, que foi nossa colega como funcionária no Senac e nós a perdemos pra Covid. A Carla foi fantástica”, lembrou.

A Casa da Juventude de Barretos foi a primeira a ser inaugurada no estado, em junho de 2022, ficando sob gestão da administração municipal. O professor observou que participa de cursos na Casa Afro, localizada ao lado e afirmou que são duas Casas, administradas pela Prefeitura, que estão fazendo uma diferença gigante para a comunidade. “Vejo isso, sinto isso, estou fazendo parte disso. Muito obrigado”, afirmou Oliveira.

Alunos preparados e satisfeitos

Os formandos comentaram a relevância do curso em suas vidas. “É uma qualificação que a gente vai levar para vida inteira e logo vai chegar a hora de colocarmos em prática o que aprendemos agora. Todos quando chegaram aqui eram bem tímidos. Hoje ainda resta um pouco da timidez, mas já nos desenvolvemos muito”, afirmou o aluno Matheus da Cruz Corrêa, de 17 anos.

Na peça teatral que eles apresentaram durante a formatura, Matheus, utilizando uma camisa de time de futebol, interpretou o personagem desleixado, que se dizia melhor do que o outro candidato e que a vaga de emprego já era dele, mas que acabou ficando de fora ao término do processo seletivo. “Foi uma experiência nova, por nunca termos atuado em uma peça. Tivemos uma aula só de teatro e ficamos ensaiando em casa. Ali, a gente foi para o tudo ou nada e, graças a Deus, deu tudo certo”, destacou.

Danilo Santiago, 18 anos, falou sobre o desenvolvimento que o curso lhe proporcionou. “Eu era muito tímido, tremia quando via o pessoal na minha frente. Com as experiências e técnicas que me foram passadas, consegui ter mais tranquilidade e consegui passar a falar em público, tal como estou falando aqui”, ressaltou o formando.

Daniel Santiago, 18 anos, mencionou que chegou ao curso quando estava em busca de aulas voltadas para tecnologia. “Quando comecei esse de capacitação para o mercado de trabalho, fui me interessando e fiquei até o afinal. O resultado foi excelente”, relatou.

João Pedro Ferreira, 19 anos, contou que se matriculou mais interessado em passar o tempo, ter mais interação com outras pessoas. “Depois que entrei, a vontade de seguir dentro do curso foi aumentando. Valeu muito à pena”, ressaltou. O estudante elogiou o a estrutura da Casa da Juventude, observando que ele tem a graça de ter computador e internet em casa, mas que o espaço fica à disposição para os jovens fazerem uso desses recursos, sendo instrumento de democratização no acesso a tecnologias.

O coordenador da Casa da Juventude relatou que outras duas participantes deixaram o curso porque obtiveram colocação no mercado de trabalho. A segunda turma da capacitação segue em andamento, com aulas à noite. A Casa da Juventude está aberta de segunda a sexta-feira para os jovens realizarem atividades de estudo e elaboração de currículo.