A Estância Turística de Barretos recebe programação especial nesta sexta- feira, 22 de setembro com o músico Diego Figueiredo, considerado gênio do violão e da guitarra e um dos maiores instrumentistas no cenário mundial atual; sendo indicado ao Grammy Awards 2019, na categoria de melhor arranjo. A programação premiada pelo ProAC, tem realização da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e do Governo do Estado de São Paulo, e apoio da Prefeitura Municipal de Barretos, por meio da Secretaria de Cultura e da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos.
Diego Figueiredo apresenta a turnê “A história do violão brasileiro” com show gratuito nesta sexta-feira (22/09), às 20h, no Grêmio Literário e Recreativo, abrindo a programação com o Concerto de Primavera da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos – OSMB.
Apresentação de dia e workshop
Durante o dia, o artista realiza apresentação especial e intimista na Fundação (LVF), na Rua Jerônimo Alves Pereira, 500 – Jardim Universitário, marcada para às 14h, e na sequência, às 15h20, um workshop na EM “Professor Fausto Lex” – Avenida João Cavaline, 700 – bairro Benedito Realindo Correa, compartilhando com os alunos as suas técnicas e estilo próprio que abriu as portas para o mundo.
O projeto “A história do violão brasileiro” tem como objetivo democratizar a música e a cultura, formar plateia, fomentar a música instrumental e construir perspectivas de ampliação e valorização do instrumentista brasileiro, conforme explica o músico Diego Figueiredo. “No encontro vou abordar a história e o resgate do violão brasileiro, passando por todas as suas vertentes, e a importância do violão no cenário nacional como instrumento de socialização e desenvolvimento humano. Vamos discutir ainda o tema sobre ‘ser possível viver de música instrumental no Brasil. “Vamos levar um pouco de alegria e boa música para os idosos, que necessitam de todo carinho e atenção”, ressalta o músico”, explica.
Sobre Diego Figueiredo
Gênio do violão e da guitarra, Diego Figueiredo é um dos maiores instrumentistas no cenário mundial atual, sendo indicado ao Grammy Awards 2019, na categoria de melhor arranjo, e premiado no Montreux Jazz Festival na Suíça, em 2005 e 2007, como um dos três maiores guitarristas do mundo.
Aos 43 anos, Diego já lançou 30 CDs, 3 DVDs e já se apresentou em mais de 60 países, de vários continentes. Seus discos foram lançados no Japão, China, EUA, Canadá, Suécia, Noruega, Alemanha, Portugal, França, Dinamarca e Espanha, Chile, Argentina, Bolívia e México.
Diego Figueiredo é considerado um músico brilhante, que conserva a tradição da verdadeira essência da música brasileira e, ao mesmo tempo, consegue ser extremamente virtuoso, moderno e inovador. Sua maneira única de tocar, unindo a música brasileira ao jazz, conquistou definitivamente os EUA, país do jazz, onde o músico já realizou mais de dois mil concertos.
Além de grande guitarrista e compositor, Diego Figueiredo é um showman que explode no palco e coloca o público em suas mãos. Seu espetáculo já arrancou críticas nos mais importantes jornais do mundo e impressionou as mais distintas plateias. Entre seus admiradores estão o ator e diretor Robin Williams, o humorista Mort Sahl e os artistas Kenny G, George Benson, Pat Metheny e Al Di Meola.
Diego já se apresentou com Gilberto Gil, Toquinho, João Bosco, Roberto Menescal, Ângela Maria, Fafá de Belém, Renato Teixeira, Sérgio Reis, Sandra de Sá, Belchior, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Luiz Caldas, Eduardo Araújo, Geraldo Azevedo, Oswaldo Montenegro, Kenny G, Larry Corryel, John Hart, Terell Stafford, John Clayton, Cyrille Aimée, Matt Wilson, Antony Wilson, Ken Peplowski, Lewis Nash, Tamir Heldelman, Jeff Hamilton, Janis Seagel (The Manhattan Transfer), Stacey Kent, Wycliffe Gordon, entre muitos outros.
SERVIÇO
Diego Figueiredo – Show ‘A história do violão brasileiro’
Data: sexta-feira (22/09) – 20h
Local: Grêmio Literário e Recreativo de Barretos – Avenida 19, 976 – Barretos/SP
Informações: (17) 3322-2955 ou 3322-2055