A 1ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ da Estância Turística de Barretos foi realizada neste domingo, dia 3. Com o tema “Nós Existimos”, o evento organizado pelo Coletivo Pajubá das Cores estendeu pela tarde e noite até cerca de 22h e reuniu aproximadamente mil pessoas. Os participantes fizeram o percurso da sede da Secretaria Municipal de Cultura, na Avenida 15, até a Estação Cultural “Placidino Alves Gonçalves”, onde foram realizados shows, apresentações, serviços de saúde, feira de exposições e comercialização de artesanato e de alimentos.
O presidente do Coletivo Pajubá das Cores, Vitor Santiago, destacou a importância da realização deste evento na Estância Turística de Barretos para promoção de visibilidade e luta contra o preconceito. Ele agradeceu a todos que colaboraram na organização, às empresas que foram parceiras e contribuíram; ao Governo do Estado, pela realização do edital o qual o Coletivo venceu; e à Prefeitura, pelo apoio desenvolvido por meio da Secretaria Municipal de Cultura e da Secretaria Municipal de Saúde, a qual esteve presente na evento com a equipe do Programa Municipal IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais no trailer da Saúde. “Viva a diversidade, viva a nosso orgulho. A gente continua existindo e persistindo”, ressaltou Vitor na conclusão da Parada.
Apresentadora do evento, a drag queen RayKelly Mallmann destacou a presença da comunidade na Parada. “Muito simbólico, muito importante ver mães aqui presentes. Isso salva vidas”, afirmou.
A cabeleireira Natália Anselmo, de 34 anos, prestigiou a Parada junto com o marido e o filho pequeno. “Barretos precisa ter esse espaço. Foi ótimo. Meu cunhado nos avisou sobre o evento e viemos”, enfatizou.
A estudante Gerlane Souza Feitosa, 21 anos, que é do Maranhão e se mudou para Barretos com a irmã há poucos meses, considera que foi um evento de respeito, para todo mundo se sentir livre como é. “É um movimento muito importante, principalmente para a gente que é da comunidade LGBT, eu amei”, afirmou. Ela disse que em sua terra natal existem movimentos ainda bem pequenos, que estão no início e que esta é a primeira vez em que ela participa de uma parada. “É também a primeira vez que eu posto na rede social para todo mundo ver. Eu em um evento como este, com a bandeira. É minha libertação”, afirmou.
Preparação para o edital e suporte estrutural
O secretário municipal de Cultura, Rogério Teodósio, que esteve presente na Parada, destacou que o plano de governo prevê captação de recursos e formalização de novas parcerias e lembrou que a Prefeitura tem como dever apoiar os eventos desde a etapa de capacitação à elaboração de projetos. “Neste caso, o evento foi realizado por meio do edital estadual +Orgulho. A secretaria sempre apoia iniciativas que têm a ver com a cultura e diversidade no município. Queremos que cada vez mais nosso povo seja respeitado em toda sua pluralidade, sem preconceitos e discriminação, fazendo valer o lema da nossa cidade, pois somos todos irmãos”, explicou o secretário Rogério Teodósio. A Prefeitura forneceu também suporte estrutural para a realização do evento, o espaço da Estação Cultural, além do apoio de agentes do Departamento de Trânsito, da Secretaria Muni
Também estiveram presentes no evento o Secretário Municipal de Relações Institucionais e Comunicação, Itamar Alves dos Santos, e a deputada estadual Thainara Faria. A iniciativa do Coletivo Pajubá das Cores contou ainda com a parceira de grupos locais como Confraria Coletivo, Galeria das Manas, Instituto Mark’s, Coletivo Quintessência, Girô – Tradições das Raízes de Matrizes Africanas e OAB – Subseção Barretos; esta levou para a Parada o mote da Campanha que realizou neste ano durante a Festa do Peão: “Respeito é bom e todo mundo gosta”.
Casa Rosa presente no evento
Por meio do Programa Municipal IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais, a Secretaria Municipal de Saúde desenvolveu, no trailer da saúde, ações de conscientização e prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A equipe da Casa Rosa realizou, gratuitamente, testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C.
Ao todo, foram feitas 172 testagens e distribuídos autotestes para HIV, que a pessoa realiza posteriormente em casa, além de 1.440 preservativos masculino e 500 sachês de gel lubrificante, que também tem função entre as medidas de prevenção combinada. Foram entregues ainda folders educativos e orientação sobre as ISTs e a profilaxia preventiva para HIV (PREP). “Ficamos surpresos com a procura. Ao longo de todo o evento, o movimento foi constante no Trailer da Saúde, com muita procura por informação sobre prevenção e testagens”, destacou a coordenadora do Programa, Cecília de Assis Marques dos Reis.
Prevenção também na Festa do Peão
Na segunda quinzena de agosto, a equipe da Casa Rosa entrou em ação na Festa do Peão. Ao longo dos dias da Festa, o Programa Municipal IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais distribuiu dentro do Parque do Peão 60.240 preservativos masculinos, 1.200 femininos e 7 mil unidades de gel lubrificante. Na Festa do Peão, foram realizadas 420 testagens.
Em ambos os eventos, pacientes que testaram positivo na triagem para sífilis receberam encaminhamento para realizar teste de confirmação em UBS. Cecília lembra que quando o paciente já teve sífilis anteriormente o teste rápido tende a ser sempre positivo, sendo necessário teste de confirmação para apontar se há nova infecção e necessidade de tratamento ou apenas histórico de infecção anterior já tratada.