SAAE Barretos identifica descarte incorreto de resíduos no Distrito do Prata

No Distrito do Prata, o SAAE Barretos realiza a coleta de lixo das caçambas toda quinta-feira em três pontos estratégicos. Entretanto, uma preocupante situação ocorreu no dia 31 de agosto, durante mais um dia de recolhimento, quando aproximadamente uma hora e meia após o serviço, ao passar pelo primeiro ponto de coleta, foram encontrados diversos itens inadequados, incluindo sofás velhos, uma carriola e caixotes de madeira – resíduos que não são orgânicos e, portanto, não devem ser depositados nestas caçambas.

As caçambas disponibilizadas nesses pontos são destinadas exclusivamente para o descarte de resíduos orgânicos, tais como restos de alimentos, cascas de frutas e vegetais, entre outros itens biodegradáveis. É fundamental ressaltar que materiais não orgânicos, como móveis antigos, objetos de madeira e similares, não devem ser descartados nessas caçambas.

A correta separação dos resíduos é de extrema importância para o meio ambiente e para a eficiência dos serviços de coleta e reciclagem. A população de Barretos deve se conscientizar de que a responsabilidade pelo descarte adequado é de cada cidadão. O descarte incorreto de materiais não orgânicos pode causar sérios problemas ambientais e aumentar o custo dos serviços de coleta e destinação de resíduos.

“É fundamental que os barretenses compreendam a relevância de separar seus resíduos de maneira adequada e serem responsáveis por eles. O descarte incorreto de materiais não orgânicos impacta negativamente o meio ambiente e onera os recursos públicos. Pedimos a colaboração de todos os moradores para que utilizem os Ecopontos disponíveis na cidade para o descarte responsável desses materiais”, enfatiza o superintendente Marcelo Borges.

No site da autarquia está disponível os locais dos Ecopontos: https://saaeb.com.br/ecopontos/