Unidade Móvel de prevenção do câncer bucal está presente na Festa do Peão

Durante os 11 dias de festa no Parque do Peão, aqueles que passarem pelo atendimento odontológico poderão ser convidados a realizar um exame preventivo para detectar o câncer bucal. Esse exame é direcionado a pacientes que se encaixem nos critérios de rastreamento, ou seja, homens e mulheres com mais de 35 anos que consomem bebidas alcoólicas, fumam ou possuem ambos esses hábitos, incluindo aqueles que pararam de fumar há, no máximo, 20 anos. Além disso, pessoas de todas as idades que tenham lesões suspeitas na boca sem cicatrização há mais de 15 dias também devem realizar um exame clínico bucal, um procedimento simples e rápido.

A coordenadora de prevenção do Hospital de Amor, Paula Carvalho Ribeiro, explica que se durante o exame forem encontradas lesões suspeitas, a equipe realizará uma biópsia imediatamente. “Se o resultado for positivo, o paciente será encaminhado para tratamento no departamento de cabeça e pescoço do hospital. O paciente pode optar por seguir o tratamento em sua cidade de origem, caso deseje. O foco principal é detectar a doença e iniciar o tratamento o mais cedo possível” salientou.

O câncer bucal é um tipo de tumor maligno que pode surgir em várias estruturas da boca, incluindo lábios, língua, bochechas, palato, gengiva e orofaringe. Isso pode causar sintomas como feridas persistentes, aftas que demoram a cicatrizar, caroços na boca e ínguas no pescoço que não desaparecem. Embora seja mais comum após os 50 anos, esse tipo de câncer também pode ocorrer em qualquer idade, sendo mais frequente em fumantes, consumidores frequentes de bebidas alcoólicas e pessoas com má higiene bucal.

Paula destaca a importância da prevenção, visto que o câncer de boca ocupa o 5º lugar entre os homens e o 11º lugar entre as mulheres em termos de incidência. “Trata-se de um problema de saúde pública. Detectar a doença precocemente pode fazer toda a diferença, já que mais da metade das pessoas diagnosticadas com câncer bucal não sobrevive” disse.

O ônibus de Prevenção do Hospital de Amor está disponível até o último dia da festa no Parque do Peão, 27 de agosto, das 14h às 20h. Uma oportunidade para que a população tenha acesso a exames e informações cruciais sobre a prevenção do câncer bucal.