Um boato que tem sido disseminado pelo mundo afora é que a Argentina havia entrado em acordo com a China e comprado fornos crematórios para as vítimas da Covid-19 e da vacina Sinovac.
O debate sobre a possível obrigatoriedade da aplicação da vacina contra a Covid-19 no Brasil acirrou as discussões entre os grupos contrários e favoráveis à vacinação nas redes sociais e estimulou a disseminação de boatos sobre o assunto.
O vídeo e as imagens que viralizaram no Facebook e WhatsApp tem um texto que diz: “estas são as novas câmaras crematórias modernas que estão sendo enviadas para todos os países” e que já “se sabe que, posteriormente, os humanos que recebem essas vacinas, partirão”.
No entanto, as imagens que aparecem no vídeo nada tem a ver com câmaras crematórias. Na verdade, são fornos de biomassa usados para desidratar forragens. Os fornos foram fabricados pela empresa APISA e seriam enviados à Romênia, segundo o site espanhol de checagem Maldita. A informação também foi confirmada pela Autoridade Portuária de Tarragona (na Espanha) que afirmou que se tratava de fornos industriais com destino à Romênia.
Newtral também desmentiu a informação e classificou o conteúdo como falso. Segundo o site, ao questionar a empresa APISA (fabricante do equipamento), o gerente da empresa informou que se trata de quatro fornos de biomassa e não de pessoas. No Twitter, o Port Tarragona também esclareceu que os equipamentos que aparecem nas imagens são equipamentos industriais fabricados na Espanha para a desidratação de forragens.
Fonte: Boatos.org