Secretaria de Saúde reforça a importância de manter a vacinação contra a Covid-19 em dia

A Secretaria Municipal de Saúde da Estância Turística de Barretos reforça a importância de a população manter as vacinas contra a Covid-19 atualizadas. O secretário Mussa Calil Neto observa que este período do ano requer maior atenção às medidas preventivas. “A vacina é gratuita e segue disponível nas UBSs. A população precisa ficar de olho no cartão de vacina e ir atualizar no devido momento. Muitas pessoas estão com doses em atraso”, afirmou.

O secretário ressaltou que se o munícipe estiver com alguma dúvida com relação ao esquema vacinal, deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) para que a equipe de enfermagem confira as informações em seu cartão de vacina ou por consulta no sistema. Portanto, mesmo quem estiver sem o cartão de vacina em mãos pode se vacinar, sendo sempre obrigatório apresentar um documento pessoal com foto.

“Temos maior circulação de pessoas na cidade neste mês e quando as pessoas ficam confinadas é maior a chance de contaminação, seja pela gripe ou por Covid-19. Por isso, é importante que as vacinas estejam em dia. Além, é claro, de manter cuidados básicos, como lavar bem as mãos, e fazer uso da máscara quando estiver com sintomas gripais, especialmente em ambiente fechado”, reforçou Mussa.

 Bivalente

A vacina Bivalente está disponível para todas as pessoas que tenham a partir de 18 anos e é aplicada em todas as UBSs da cidade de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. No Postão (AREI), é aplicada de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h.

Para receber a Bivalente, a pessoa deve ter completado o esquema primário há pelo menos 4 meses. Também devem receber o reforço com a Bivalente, pessoas a partir de 12 anos com comorbidade ou deficiência permanente e adolescentes cumprindo medidas socioeducativas.

Dos 5 a menores de 11 anos

Para as crianças de 5 a 11 anos que já completaram quatro meses da segunda dose, é realizada a dose de reforço, com a vacina Pfizer Pediátrica. Essa vacinação está disponível de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h, nas UBSs dos bairros Los Angeles, Ibirapuera, São Francisco, Christiano Carvalho e América.

A Pfizer Pediátrica também está disponível para crianças nessa faixa etária que ainda precisam tomar a 1ª dose ou que já tomaram a 1ª há 56 dias ou mais e ainda não receberam a 2ª.

Menores de 5 anos

Para os que tem de 6 meses até a véspera de completar cinco anos, a vacina Pfizer Baby fica disponível de segunda a sexta-feira das 8 às 16h na UBSs dos bairros América, São Francisco e Christiano Carvalho. No ARE I (Postão) é aplicada às quartas e quintas-feiras, das 8 às 12h.

O esquema de vacinação com a Pfizer Baby é em três doses. Além dos que irão à unidade de saúde para receber a 1ª dose, bebês e crianças que completaram quatro semanas da 1ª já devem receber a 2ª dose. Já a 3ª é aplicada oito semanas após a 2ª dose.

Coronavac e Pfizer Adulto

Pessoas que ainda precisam receber a 2ª dose da Coronavac devem comparecer na UBS do Bairro Barretos II às segundas ou quintas-feiras ou então na UBS do CSU às terças ou sextas-feiras. Nas duas unidades, a aplicação é realizadas das 8 às 16h.

Já quem iniciou o esquema de vacinação primário com a Pfizer Adulto e ainda não o completou, pode receber essa vacina em qualquer uma das UBSs da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. 

Gripe e outras vacinas de rotina

A vacina contra a gripe e as outras do calendário vacinal também seguem disponíveis em todas as UBSs da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8 às 16h. A vacina contra a gripe é indicada para toda a população a partir de 6 meses de idade. Todas as vacinas aplicadas nas UBSs são gratuitas.