A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) realizou na noite de segunda-feira, 31 de julho, uma reunião de trabalho do Programa Mulher Empreendedora Barretense.
Paula Lemos, prefeita da cidade, participou do evento e falou do desejo de transformar Barretos em um polo de referência em empreendedorismo feminino. “A mulher também tem o dom de empreender, por isso estamos nesta parceria importantíssima. Quereremos nos tornar referência nacional de empreendedorismo das mulheres. Temos vários coletivos femininos que hoje se apoiam para desenvolverem e gerarem renda para suas famílias. A prefeitura está de portas abertas e disposta a trabalhar em conjunto, para que a gente leve o nome de Barretos e dessas mulheres para o Brasil e para o mundo”, disse.
Para a empresária Tatiane Passareli, o apoio do Poder Público e do Sebrae é muito importante. “Para nós empreendedoras e empresárias, que somos mulheres e temos mais de uma função no dia, sermos vistas por entidades, órgãos públicos e Sebrae, ter esse apoio, é muito importante. Muitas vezes, sozinhas, a gente se sente meio perdida”, contou.
Durante o encontro, os participantes promoveram uma Oficina de Planejamento Participativo (OPP). É o que explica o Consultor de Negócios do Sebrae, Henrique Viana. “É um planejamento para identificar quais são os problemas e os desafios que as mulheres empreendedoras de Barretos encontram no município”, afirmou.
Ele reforça que, além de mapear os principais problemas, desafios e barreiras enfrentadas para o desenvolvimento do ecossistema de empreendedorismo feminino de Barretos, a OPP também objetiva realizar o plano de ações e projetos para estruturar e desenvolver com mais eficiência o ambiente de negócios da mulher empreendedora e promover a composição da governança para a rede de apoio e proteção da mulher empreendedora barretense.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thyago Abraão, destacou a importância da criação desta rede de suporte e apoio e que o programa será realizado ao longo de todo o ano. “Vamos atuar de maneira colaborativa e participativa, para que a gente entenda as necessidades dessas mulheres empreendedoras, para que a gente possa auxiliá-las da melhor maneira possível”, comentou.
Presidente da Câmara Municipal, o vereador Luis Paulo Vieira, o Lupa, falou da união de forças em prol do empreendedorismo e frisou que a cidade é quem ganha com esta ação. “Não resta dúvida nenhuma de que quem tem a ganhar com isso é a cidade de Barretos. Mesmo por que a cidade hoje é uma Estância Turística, que busca o desenvolvimento em todos os aspectos”, disse.
O Programa Mulher Empreendedora Barretense será desenvolvido ao longo do ano e as mulheres interessadas em conhecer o projeto podem procurar a SMDE, que fica Complexo Administrativo “Advogado Melek Zaidem Geraige” (antiga prefeitura), Rua 30, nº 564, ou o Escritório do Sebrae, localizado na Rua 14, nº 735, no Centro.
A reunião contou com a presença da Secretária Municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, das presidentes da Associação Comercial e Industrial de Barretos (Acib) e da 7ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB – Barretos), Jackelyne Rossini e Arany Maria Scarpellini Priolli L’apiccirella, respectivamente, representantes de coletivos femininos como Galeria das Manas, Mulheres Quando Se Juntam e Conexão Feminina e de empresárias locais de vários seguimentos.