O Concerto de Inverno com a Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos realizado na última sexta-feira, 28 de julho, no Centro Cultural “Osório Falleiros da Rocha” – Teatro Cine Barretos, emocionou o público presente ao trazer uma proposta inédita de apresentação com a participação do Grupo de Dança Adulto do Centro Municipal de Artes “Bezerra de Menezes” – Cemart.
Sob a regência do maestro Fernando Ortiz de Vilatte, a OSMB executou grandes clássicos da música mundial como Inverno, de “As Quatro Estações”, de Vivaldi; Marcha Húngara, de Berlioz; Sinfonia n.8, de Dvorak e o clássico nacional Tico Tico no Fubá, de Zequinha Abreu.
Ao mesmo tempo a dança contemporânea trouxe movimento corporal à música, durante a execução do movimento Inverno, de “As Quatro Estações”. A coreografia, de José Luiz Sihea, com participação do elenco composto por Andrey Oliveira, Antony Oliveira Santos, Gabriel Amorim, Isadora Galdiano, Maria Clara Teodoro, Maria Laura Monteiro Marcelino foi novidade em um concerto com a Orquestra Municipal.
O maestro Fernando disse sentir-se orgulhoso pelo corpo artístico da OSMB. “Cada novo trabalho é um novo desafio e o público sente essa vontade de crescer. O trabalho com a dança foi uma grande alegria de dois grupos locais, se juntando pela primeira vez, realizando o sonho um do outro: O corpo de dança com uma orquestra ao vivo. Poucas têm esse privilégio, muito comum na Europa. Senti a vibração de cada bailarino fazendo sua arte. Foi muito lindo. E ao mesmo tempo a alegria de ver a orquestra realizando um trabalho que não foi feito só por eles. Foi uma ramificação da cultura”, disse.
José Luiz Sihea, coreógrafo, também vê a parceria como uma grande oportunidade de enriquecimento artístico. “Foi de grande valia essa colaboração entre dança e música. O enriquecimento artístico oferecido aos jovens bailarinos, com uma oportunidade rara de se apresentarem com música ao vivo, geralmente é visto em grandes companhias”, comentou.
Rogério Teodósio, secretário municipal de Cultura, acredita que as metas de valorização e de trabalho conjunto na cultura estão sendo alcançadas. “Queremos união de estilos, de valores, de expressões artísticas. Estamos alcançando nossos objetivos”, afirmou.
O Concerto de Inverno teve produção e direção de Diogo Silva e também promoveu arrecadação de leite para o Fundo Social de Solidariedade.