A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio do Controle de Vetores da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nestas segunda e terça-feiras, 31 de julho e 1º de agosto, varredura no Parque do Peão a fim de eliminar recipientes que possam servir de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika.
A ação de varredura, que também é realizada todos os dias nos bairros da cidade, consiste em identificar recipientes em que há água parada ou que estão posicionados de forma que podem vir a acumular água, servindo como criadouros para o Aedes aegypti, e na eliminação de larvas que sejam encontradas.
Kely Rodrigues, supervisora da equipe que realizou o trabalho no local, destacou como foi a ação. “Foi vistoriado 100% do parque: rancho, arena, bebedouros, curral, almoxarifado, com eliminação de criadouros e realização de controle mecânico, cobrindo ou posicionando os materiais de forma que não acumulem água e recomendando a retirada”, afirmou. Durante esse trabalho, os funcionários do local realizaram também o descarte de pneus inutilizados.
Para complementar a ação de varredura, a equipe do Controle de Vetores do Município realizou também a troca de água de bebedouros e reforçou as orientações sobre a importância de lavar regularmente esses recipientes com água e sabão para eliminar ovos que o mosquito tenha depositado.
Nebulização e brigadas anti-dengue
Em paralelo à varredura, o Controle de Vetores está realizando um ciclo de nebulização veicular no Parque do Peão. A coordenadora do Controle de Endemias, Cristiane Parreira, ressalta que a nebulização veicular tem efeito sobre os mosquitos que já se desenvolveram. “O inseticida age sobre os que já estão na fase de voar, impedindo que transmitam doenças e que depositem novos ovos”, informou. “Nós seguimos a recomendação da Secretaria de Saúde do Estado para realizar três dias de nebulização no mesmo local. No Parque, começamos na segunda e vamos até na quarta-feira”, afirmou.
Funcionários de cada setor do Parque do Peão foram treinados na última quinta-feira, 27 de julho, para atuarem como parceiros do Controle de Vetores no combate ao mosquito. “Além das palestras de conscientização que estamos realizando regularmente nas escolas, passamos em junho a fazer o treinamento de brigadas anti-dengue em empresas. Na semana passada, foi a vez do Parque do Peão. Esses funcionários colaborarão agora e ao longo do ano todo nas ações de combate”, destacou. Apesar da redução no índice de larvas em relação a meses anteriores, ainda está ocorrendo transmissão de doenças pelo Aedes aegypti no município.