Bispo de Barretos anuncia retomada de atividades para o próximo ano e alteração de ritos no Natal

Nesta segunda-feira (16), o bispo de Barretos, Dom Milton Kenan Júnior, emitiu um comunicado esclarecendo algumas medidas consideradas importantes na retomada das atividades eclesiais, neste período de pandemia.

“Quase concluindo o ano de 2020, período difícil para nós em razão da pandemia da Covid-19, agradecemos a Deus pelos muitos fiéis católicos que, no período em que era um grande risco à saúde participar das celebrações litúrgicas, em razão do contágio provocado pelas aglomerações, não deixaram de acompanhar as celebrações pelas transmissões ao vivo por redes sociais. Reuniram-se em seus lares para a oração com a Palavra de Deus, colaboraram com suas paróquias através do dízimo, coleta de alimentos e outros gêneros para o socorro das famílias mais carentes e em situação de grande sofrimento; e agora estão retomando gradativamente a sua participação na vida litúrgica em suas paróquias. Ao mesmo tempo não podemos deixar de considerar o número expressivo de agentes de pastoral, que atuam na catequese, na liturgia, ministros e membros dos movimentos eclesiais e das pastorais; que com determinação não deixaram de cumprir sua missão, apesar do isolamento, foram criando mecanismos que permitiram a proximidade, o contato mesmo à distância e o cumprimento de muitas atividades na vida das suas paróquias, mantendo os serviços essenciais em suas comunidades paroquiais”, disse.

Ainda no comunicado o bispo ressaltou aos fiéis que as igrejas da diocese, obedecendo as determinações das autoridades sanitárias, são um lugar seguro. “Mesmo que não seja aos domingos, cada um possa participar semanalmente da celebração eucarística, alimentando-se  assim com o Corpo do Senhor”, destacou.

Dom Milton, ainda anunciou que muitas atividades realizadas nas comunidades poderão ser reiniciadas a partir do próximo ano, se conservada a classificação amarela. “Mas estejamos conscientes de que é preciso que nos preparemos, adaptando os espaços, modificando os horários, treinando os responsáveis para evitar o contágio. Com o cuidado e o esforço de todos nós, aquelas atividades que exigem acompanhamento poderão ser retomadas sem prejuízo de ninguém”, reforçou.

Por fim, em relação ao tempo do Advento na Igreja Católica, quando se realizam as celebrações do Sacramento da Penitência em preparação para o Natal, o bispo destacou uma alteração: “Em função do grave risco que há com as aglomerações em razão da pandemia e a realidade de muitos padres que estão na faixa de risco, comunico que fica a critério dos párocos celebrarem em suas comunidades o sacramento da reconciliação com absolvição geral, conforme os cânones 961-962 do Código do Direito Canônico”.