Programa de Desenvolvimento Local é apresentado para empreendedoras barretenses

A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) apresentou na segunda-feira, 03 de julho, o Programa de Desenvolvimento Local (PDL) para mulheres empreendedoras barretenses. A reunião foi realizada no Auditório do Paço Municipal e contou com a presença de representantes de diversos coletivos femininos da cidade.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Thyago Abraão, explicou que o intuito da reunião, além de apresentar para as empreendedoras a metodologia do PDL, era de ouvi-las para que o poder público possa, em conjunto com o Sebrae e outros parceiros, conhecer suas necessidades. “O primeiro passo é mostrar como funciona, depois organizar e começar a fazer as oficinas e estudos. Nós solicitamos a parceria do Sebrae para trazer essa metodologia e ajudá-las no que for necessário, para que elas tenham seus negócios seguindo um método, com governança e sustentabilidade”, disse. “Hoje nós temos aproximadamente 500 pessoas envolvidas com empreendedorismos da mulher”, completou.

Os objetivos do PDL são elevar a competitividade de micro e pequenas empresas e empreendedores; elevar o faturamento; reduzir custos, impactar positivamente na geração de postos formais de trabalho; além de impactar positivamente na formalização de empreendedores e contribuir para inclusão produtiva.

De acordo com o consultor de negócios do Sebrae, Henrique Cesar Viana, a entidade, em parceria com a prefeitura, irá oferecer capacitação, gestão e apoio às mulheres que queiram empreender e ter seu próprio negocio ou àquelas que já tenham seus negócios estruturados. “Esse programa contempla não só as capacitações para as mulheres, mas uma governança, uma estruturação, pra que essas mulheres consigam se organizar ainda mais e consigam melhores recursos para poderem empreender e cada vez mais se desenvolverem no município de Barretos”, contou.

Durante a reunião as mulheres puderam expor suas considerações e contribuir com o programa indicando entidades ou autoridades que possam ser convidadas a compor a governança do PDL, bem como os eixos de maior importância. As sugestões serão compiladas e os indicados convidados para o próximo encontro.

Laura Mendes, analista de negócios e gestora do Sebrae Delas região de Barretos, destacou a execução de ações isoladas e falou da necessidade de se estruturar e entender de maneira mais aprofundada as necessidades das mulheres empreendedoras. “A gente está partindo para o pilar do nós: o que nós, enquanto mulheres, prefeitura, Sebrae e várias entidades que estão aqui na nossa regional consegue fazer para ajudar outras mulheres que não estão conseguindo ter voz? Como faremos para ouvi-las? Por isso pensamos no PDL, um projeto um pouco mais estruturado, voltado só para as necessidades femininas”, salientou.

Ana Elisa Pereira Soares, do coletivo “Mulher quando se junta”, acredita que o PDL dará bons frutos. “Essa parceria do Sebrae e da Secretaria de Desenvolvimento com as mulheres vai ser muito rica para a gente. É uma ponte que a gente vem pedindo há algum tempo e que agora enxergamos essa visibilidade e esse acesso, para viabilizar o apoio a essas mulheres, tanto emocional como físico, delas poderem divulgar e dar vazão ao trabalho delas. Tem sido muito interessante para gente”, afirmou. “Dessa reunião a gente sai com uma perspectiva muito boa de crescimento e de acréscimo para própria cidade”, completou.

Beatriz Pereira Carvalho, a Bia, da Galeria das Manas, considerou o momento histórico, pois afirma que elas estão acostumadas a não serem ouvidas. “Eu achei incrível. Acho que é uma didática boa, que precisa ser mais consistente e continuar. Não pode iniciar e pausar. E eu acredito que não vai. Pelo que a gente conversou hoje aqui, está todo mundo muito determinado a ajudar as mulheres, e é o que realmente a gente precisa: ajudar o pequeno para continuar girando a cidade”, finalizou.

As empreendedoras interessadas em conhecer o PDL podem procurar a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, no Complexo Administrativo “Advogado Melek Zaidem Geraige” (antiga Prefeitura), na Rua 30, entre as avenidas 33 e 35, ou no escritório do Sebrae, na Rua 14, entre 15 e 17.