O isopor: um vilão do meio ambiente que pode ter um final feliz

O isopor é um dos grandes vilões do meio ambiente, demorando muitos anos para se decompor e sendo um elemento de poluição visual quando descartado de maneira inadequada. Com a campanha SE-PA-RE, promovida pelo SAAE Barretos, a população é incentivada nesta semana a separar corretamente os resíduos, incluindo o isopor, e assim contribuir para a preservação do meio ambiente.

Este material frequentemente gera dúvidas sobre sua reciclabilidade. Ele é um material plástico leve e resistente, amplamente utilizado em embalagens e produtos descartáveis. Por ser altamente poluente e de difícil decomposição, o seu descarte correto é fundamental para evitar danos ao meio ambiente.

O isopor é um material plástico que pode ser reciclado, mas não é biodegradável, ou seja, ele não se decompõe naturalmente na natureza e pode levar centenas de anos para se decompor completamente. Na Usina de Triagem, o isopor é separado dos demais materiais recicláveis e vendido para empresas especializadas em reciclagem de plásticos que dão um destino adequado para esse material, reduzindo a quantidade de resíduos descartados nos aterros sanitários.

Segundo Marcelo Borges, superintendente do SAAE Barretos, a campanha SE-PA-RE visa conscientizar a população sobre a importância da separação correta dos resíduos e do descarte responsável. “É fundamental que a população entenda que pequenas atitudes, como separar o isopor do lixo comum, podem contribuir para a preservação do meio ambiente e tornar Barretos uma cidade mais limpa e agradável para todos, especialmente para os turistas que visitam nossa cidade, que é uma estância turística. Portanto, é importante que cada cidadão faça a sua parte na preservação do meio ambiente separando corretamente os resíduos e destinando o isopor para a reciclagem. Com pequenas atitudes, podemos fazer a diferença e tornar o mundo um lugar melhor para se viver”, ressalta.