A Estância Turística de Barretos está com baixa cobertura vacinal contra a gripe em crianças menores de 6 anos. Apenas uma em cada cinco crianças foi imunizada, número significativamente abaixo da média nacional para essa faixa etária, que está em aproximadamente 40%.
O secretário municipal de Saúde, Mussa Calil Neto, afirmou que a baixa cobertura vacinal preocupa e ressaltou a importância da vacinação. “A gripe pode se apresentar de forma agressiva, especialmente em crianças, e a vacina é eficaz para evitar a evolução da doença para quadros mais graves. É muito importante que todos levem seus filhos e filhas para serem vacinados”, enfatizou.
Mussa reforçou a necessidade de que a população esteja ciente da importância da vacinação contra a gripe, especialmente para crianças, pessoas idosas, gestantes e pessoas com comorbidades, que são mais vulneráveis a doenças. “No caso das crianças, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica sobre o aumento de casos de Síndrome Gripal (SG) e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) no país. Os quadros são causados, sobretudo, pelo vírus sincicial respiratório (VSR), uma das principais causas de infecções respiratórias em crianças de até 4 anos. Infelizmente, aqui em Barretos também já se registra aumento de casos e a vacinação é uma medida de prevenção que precisa acontecer”, destacou
‘Vacinaço’ neste sábado
Como medida de incentivo à vacinação, a Secretaria Municipal de Saúde promove neste sábado, dia 24, mais um ‘Vacinaço’ no North Shopping Barretos. Das 10h às 16h, adultos e crianças (a partir de 6 meses de idade) poderão receber a vacina contra a gripe. Na ação, também estará disponível a vacina Bivalente, contra a Covid-19, para adultos que tenham completado o esquema vacinal primário e tenham recebido a última dose da vacina contra a doença há pelo menos quatro meses.
No município, foram aplicadas 26.400 doses de vacina contra a gripe. A cobertura vacinal entre o público prioritário está em 43%. A meta é atingir 90%. A campanha de vacinação contra a doença continua até o dia 30 de junho e a Secretaria da Saúde estuda outras medidas como forma de ampliar o percentual de imunização.
A vacina está disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Nas UBSs, estão disponíveis também vacinas de rotina e contra a Covid-19 para crianças e adultos.
Para se vacinar, a pessoa deve estar com documento com foto e, se possível, com a carteira de vacinação. Todas as vacinas disponibilizadas pela Secretaria de Saúde são fornecidas à população gratuitamente.