A prefeita da Estância de Barretos, Paula Lemos, entregou na manhã de sábado, 17 de junho, as obras de reforma e ampliação do Centro Municipal de Educação Infantil Professora “Cleusa Pereira Barreto”, no bairro Jardim Nova Barretos, que amplia seu atendimento de 110 para 200 alunos, inicialmente.
A cerimônia, que contou com a participação de autoridades, pais, alunos e equipe escolar, foi marcada por emoção, homenagens, apresentações artísticas e atividades de integração. Paula Lemos destacou os desafios encontrados ao longo destes dois anos e meio de governo com a cidade endividada, pandemia de Covid-19, dívida do Instituto de Previdência do Município de Barretos (IPMB) e enchente. Emocionada, a chefe do executivo, contou que foi recebida pelo aluno Vitor, do Cemei, que faz uso de andador e que estava muito feliz em conhecer a nova escola que conta com acessibilidade.
“A reforma da escola vai além dos muros, ela é para a gente atender as pessoas em sua plenitude. Nesta escola teve um investimento de R$3 milhões, de recursos próprios, da população. Essa é a quarta Cemei que a gente está entregando, pois, além de entregar material de primeira qualidade, queremos dar espaços realmente dignos para nossas crianças e profissionais”, disse.
A obra contemplou a construção de cinco novas salas de aula, novos banheiros para alunos, professores e funcionários, lavanderia, sala de professores, diretoria e secretaria, brinquedoteca, sala de amamentação, cobertura do pátio e playground, ampliação da cozinha, dentre outras benfeitorias. O investimento no Cemei é de R$ 2.989.409,57 em recursos próprios do município.
A secretária municipal de Educação, Jéssica Maria dos Santos, salientou a importância dos profissionais para uma educação de qualidade. “Hoje é um dia em que nós concretizamos mais uma meta, mais um grande objetivo. A educação no governo da nossa prefeita é colocada em primeiro plano sempre e é por isso que é uma educação de muita qualidade, já de reconhecimento estadual e nacional. Temos o melhor material, o melhor uniforme, agora os melhores prédios, mas acima de tudo os melhores profissionais da educação”, disse.
Pais do Guilherme, da recreação, Tales Rocha e Débora aprovaram o que viram. “Ficou excelente, porque se você olhar como está a escola hoje é nível de uma escola particular”, disse. Márcia Martins é mãe do Enzo, do Maternal II, e também ficou impressionada com a ampliação. “Hoje o investimento na educação é essencial. Tudo chama atenção”, comentou.
A patrona
O Cemei leva o nome de Cleusa Pereira Barreto, professora que atuou nas redes municipal e estadual de ensino e tornou-se uma pessoa importante para a implantação da Unidade Integral (UI) Pimenta, hoje E. M. Leodete Silvério Joi. Dentro da rede municipal também desempenhou funções como diretora de escola e coordenadora pedagógica da Educação Infantil. Ela faleceu em 11 de janeiro de 2002.
Seu irmão Claudiné Roberto Pereira falou em nome da família. Ele agradeceu a presença de todos e disse que a homenagem engradece ainda mais o nome da irmã. “Muito obrigado por este carinho especial com a minha a família”, disse.
Participaram do evento os vereadores Juninho Bandeira, Pastor Elson dos Santos e Paulo Correa, os secretários municipais de Saúde, Mussa Calil Neto; Assistência Social, Vitória Saretta; Ordem Pública, Luiz de Matos; Obras e Serviços Urbanos, Plácido Martins Jr; Planejamento e Desenvolvimento, Carlos Henrique Lúcio; e o Ouvidor Geral, Danilo Mendes.