A Prefeitura da Estância Turística de Barretos, por meio da Secretaria Municipal de Barretos, apresentou na manhã desta sexta-feira, 16 de junho, o Concerto Didático da Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos (OSMB) para estudantes, professores e servidores barretenses e das cidades de Bebedouro, Colina, Jaborandi, Severínia e Taquaral.
Sob a regência do maestro peruano Fernando Ortiz de Villate, que estreou como maestro oficial da OSMB, a apresentação contou ainda com a participação dos cantores barretenses Renan Garcia e Sérgio Marques e produção de Diogo Silva.
O concerto foi dividido em três partes: Na primeira parte, clássicos da música erudita com as peças: Ária da 4ª corda de Johann Sebatian Bach; Rondó de Henry Purcell e Mourão de César Guerra–Peixe. Na segunda parte, canções do folclore e populares, com Cai, Cai Balão, e músicas de Os Beatles, como Twist and shout e Eleanor Rigby, com interpretação do cantor barretense Renan Garcia. Na terceira parte, foram apresentadas canções sertanejas como Fio de Cabelo e Evidências, de Chitãozinho e Xororó, com interpretação do barretense Sérgio Marques.
Além de acompanharem, muitos pela primeira vez, o Concerto musical, os presentes também puderam aprender sobre o funcionamento e organização da orquestra.
O secretário de Cultura Rogério Teodósio encerrou a programação, agradeceu a participação das cidades visitantes e disse que a inciativa tem como objetivo formar público e novos músicos para nossa região. “O Concerto Didático com a Orquestra Sinfônica Municipal de Barretos é uma forma de mostrar o trabalho da OSMB e ao mesmo tempo as oportunidades da profissão. Uma oportunidade para encantar e formar novos músicos e musicistas”, disse.
A OSMB foi fundada há 26 anos e durante todo esse período tem se desenvolvido, aprimorado e encantado diversos públicos.